Enquanto trabalharam até o último minuto ontem para buscar votos, candidatos a deputado federal e estadual comemoravam o resultado da pesquisa do Instituto ContraPonto. Na Câmara Federal, quem está à frente na disputa é o democrata Marcos Montes. Fahim Sawan (PSDB) lidera o páreo para a Assembleia Legislativa de Minas. Entretanto, ambos preferiram não antecipar vitória.
Em corpo a corpo com eleitores no calçadão, MM afirma que os números são positivos e espera que se reflitam nas urnas. Considerando os votos válidos estimados na pesquisa, Montes acredita que só em Uberaba terá quase metade dos 100 mil necessários para garantir o segundo mandato. Segundo o parlamentar, a expectativa é ampliar a base eleitoral na região. “Fora da cidade tive grande receptividade. Isso com a aprovação dos uberabenses anima, mas vamos esperar o resultado das urnas”, declara.
Para o presidente do PT, Fábio Macciotti, o desempenho dos petistas Marilda Ribeiro Rezende, postulante à vaga no Congresso, e Adelmo Carneiro Leão, em busca da reeleição como deputado estadual, estão dentro da meta estipulada para as eleições deste ano. O líder partidário acredita que os dois têm chances reais de conquistar mandatos, mas prefere não citar previsão de votação.
Questionado sobre o coeficiente de 100 mil votos para fazer cadeira na Câmara, Macciotti afirma que o montante é alto e argumenta que nas últimas eleições o candidato eleito pelo PT precisou de apenas 30 mil a 60 mil votos. “Depende do desempenho da legenda. Se uma parte da coligação tem explosão de votos, nada impede que outro menor o acompanhe”, salienta.
Líder na preferência dos uberabenses, o deputado estadual Fahim Sawan afirma ter grande perspectiva de se eleger, com base nas últimas pesquisas. Segundo ele, a votação em Uberaba deverá crescer este ano para 40 mil e o trabalho regional foi feito para ultrapassar a marca total de 55 mil. “Nada é certo antes da apuração. Mas estou muito confiante em conseguir”, acrescenta.
Já o vereador Lerin (PSB), também postulante à Assembleia, é enfático na certeza de eleição. De acordo com ele, o índice de 21,2% apurado na pesquisa representaria 30 mil dos votos válidos somente em Uberaba e fora são esperados mais 20 mil. “Tony [Carlos] e Zé Luiz cresceram, mas quem vai ganhar a eleição é o Lerin”, conclui.