A uma semana das eleições, o Partido dos Trabalhadores (PT) tenta mudar a determinação do Tribunal Superior Eleitoral
A uma semana das eleições, o Partido dos Trabalhadores (PT) tenta mudar a determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a votação. A legenda interpôs na sexta-feira (24) ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a obrigatoriedade de apresentar o título de eleitor junto com outro documento oficial com foto. Sem qualquer decisão a respeito, os cartórios de Uberaba permanecem de plantão neste fim de semana para expedir a segunda via do documento.
O PT pede que o eleitor possa apresentar apenas um documento que permita sua identificação, alegando que a cidadania é “um dos fundamentos da República, exercida diretamente ou por intermédio de representantes eleitos”. Tal exigência, de acordo com a legenda, fere o princípio constitucional, além de impedir o exercício dos direitos políticos do eleitor civilmente identificado.
Reportagem do Jornal da Manhã checou em todos os cartórios e nenhuma decisão contrária havia sido comunicada pelo Tribunal Regional Eleitoral ontem.
Hoje, o plantão vai das 10h às 19h. De acordo com o chefe do cartório da 277ª Zona Eleitoral, Rômulo Silva Cunha, a segunda via é requerida mediante identidade original e cópia sem cobrança de taxa. O documento é impresso instantaneamente ao pedido.