Prefeitura define local para instalação do Restaurante Popular. Decreto publicado no Porta-Voz estabelece a desapropriação de casarão histórico situado na praça Rui Barbosa, ao lado do shopping Elvira. As negociações ainda estão em andamento com a família.
De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria Thereza Rodrigues da Cunha, o decreto foi o primeiro passo para a consolidação do projeto. Ela explica que todos os esforços estão sendo implementados para a desapropriação amigável do imóvel e o representante jurídico da PMU, Valdir Dias, teve várias reuniões com a família proprietária. Entretanto, não se descarta a discussão na Justiça, caso não ocorra acordo. “Acreditamos que não será necessário porque as conversas estão adiantadas e são bem favoráveis”, salienta.
A secretária pondera que o imóvel tem terreno de fundo com tamanho suficiente para comportar o restaurante popular e está situado na área central. Além disso, ela salienta que o interesse deve-se à casa ser tombada pelo patrimônio histórico e a Prefeitura poderia fazer trabalho direto para preservação do bem.
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) já depositou R$500 mil na conta da PMU para aquisição do terreno e construção da unidade. A dificuldade da administração era encontrar área compatível com as exigências do MDS na região central, principal requisito para o funcionamento do restaurante. A secretária ainda espera acerto com a família proprietária para enviar documentação do imóvel ao MDS.