POLÍTICA

CEI do lixo é formalizada e reunião na segunda-feira definirá cronograma

Gisele Barcelos
Publicado em 01/12/2023 às 20:23
Compartilhar
 (Foto: Jully Borges-CMU)

(Foto: Jully Borges-CMU)

Câmara Municipal formalizou a instituição da Comissão Especial de Inquérito (CEI) responsável por apurar o contrato do gerenciamento regional do lixo. A portaria que oficializa a nomeação dos vereadores para conduzir os trabalhos foi publicada na última edição do Porta-Voz, que entrou em circulação na noite de ontem.

De acordo com o presidente da CEI, Luiz Carlos Donizete da Silva, era aguardada a publicação da portaria para marcar a primeira reunião de trabalho. O encontro foi agendado para segunda-feira (4) e o primeiro passo será definir o cronograma e metodologia para a apuração.

A comissão tem inicialmente prazo de 90 dias para realizar a investigação e apresentar relatório em plenário, mas o período pode ser prorrogado. Se não houver extensão do prazo, o parecer da CEI pode ser divulgado até o fim de fevereiro ou no começo de março do ano que vem.

O pedido para criação da CEI foi lido em plenário na última terça-feira (28), com a indicação dos nomes para compor a comissão feita durante a sessão. O objetivo da CEI é apurar a legalidade da contratação realizada pela Prefeitura e o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (Convale) para exploração e prestação dos serviços de coleta, transporte, transbordo e tratamento de resíduos sólidos domiciliares.

O requerimento para a abertura da investigação ressalta que, apesar de o contrato com a concessionária do serviço ter sido assinado no fim do ano passado, a execução não teve início até a presente data. Além disso, o documento pondera que o custo do serviço de coleta de resíduos sólidos em Uberaba aumentou com a adesão da Prefeitura ao contrato de gerenciamento regional do lixo.

A comissão deverá apurar os motivos que estão impedindo o início da execução do contrato de concessão, assinado em novembro do ano passado. Além disso, o grupo verificará o modo de cobrança da taxa de coleta de lixo, que passou a ser feita na conta de água, a partir da adesão de Uberaba à concessão do gerenciamento regional do lixo. Desta forma, a CEI também pretende analisar os reflexos financeiros e econômicos ao consumidor, em decorrência das contratações emergenciais realizadas pelo Convale.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por