OITIVAS

CEI do Lixo ouviu 10 pessoas na 1ª fase; outras serão chamadas

Gisele Barcelos
Publicado em 06/02/2024 às 21:23Atualizado em 07/02/2024 às 07:23
Compartilhar
Os trabalhos da Comissão permaneceram ativos mesmo no período de fim de ano (Foto/Aquivo JM)

Os trabalhos da Comissão permaneceram ativos mesmo no período de fim de ano (Foto/Aquivo JM)

Até agora, dez pessoas foram ouvidas pela Comissão Especial de Inquérito (CEI) que apura o contrato de gerenciamento regional do lixo. A primeira fase de oitivas foi finalizada na semana passada, mas outros depoimentos ainda devem ser coletados antes do fechamento dos trabalhos para elaboração do relatório final.

De acordo com o presidente da CEI, vereador Luiz Carlos Donizete da Silva (PDT), depois das primeiras oitivas, houve a solicitação de novos documentos ao Convale, à Codau e à Prefeitura. “São documentos que foram citados pelas pessoas que foram ouvidas e que vão ajudar para a gente finalizar os trabalhos”, posicionou.

Segundo o parlamentar, após a confrontação do material e os depoimentos já coletados, existe a perspectiva de que mais pessoas sejam chamadas para prestar esclarecimentos à comissão. Ele adiantou que, pelo menos, outras cinco pessoas devem ser ouvidas e o total de oitivas pode chegar a 20. “Vamos ter que ouvir algumas pessoas novamente e vamos convidar novas pessoas”, disse.

Já foram ouvidos pela CEI o presidente do Convale, Renato Soares; o ex-presidente da Codau, José Waldir de Souza Filho; o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Pedro Arduini; o adjunto do Meio Ambiente, Vinicius Arcanjo da Silva; funcionários da Codau e, também, três servidores que participaram do estudo técnico referente ao contrato de concessão do gerenciamento do lixo.

Questionado, o presidente da comissão afirmou que a prefeita Elisa Araújo (SDD) não foi chamada para prestar depoimento. “Até o momento, nada leva à prefeita. Em momento algum foi citada, mas nada impede que a prefeita seja ouvida [antes do encerramento dos trabalhos]”, afirmou, acrescentando que o mesmo pode ser feito com o ex-prefeito Paulo Piau, dependendo do andamento da apuração.

O ex-vice-prefeito, Moacyr Lopes, não estava na lista de pessoas ouvidas na primeira fase de oitivas. Conforme o presidente da CEI, não há planos inicialmente para ele ser chamado, mas a decisão dependerá da análise do novo material que será recebido pela comissão. “Estamos aguardando a documentação para saber se será ouvido ou não”, salientou.

Enquanto ainda exercia o cargo de vice-prefeito, Lopes era líder do grupo de estudos formado para avaliar a tarifa de lixo a partir da assinatura da concessão. Desde o início, Lopes se manifesta contra a inclusão de Uberaba no contrato do gerenciamento regional do lixo regional. Lopes anunciou nesta semana que pretende se convocar voluntariamente para depor na CEI, com envio de carta registrada para a Câmara Municipal e para o Ministério Público.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por