Ao discursar na tribuna da Câmara, o agora vereador afastado prometeu regularizar o transporte escolar, o piso dos professores e realizar concurso público
Celso Neto usou ontem a Tribuna da Câmara ontem para anunciar o seu aceite ao que chamou de convocação da prefeita Elisa (Foto/Rodrigo Garcia/CMU)
Durante a sétima reunião ordinária de novembro, na Câmara Municipal de Uberaba (CMU), o vereador Celso Neto (PP) usou a tribuna da Casa para anunciar que aceitou o que ele chamou de “convocação” para ser o novo secretário de Educação do município. Antes, foi lido o ofício encaminhado por ele solicitando o afastamento de suas funções de vereador para assumir o cargo. O pedido de licença foi aceito por unanimidade.
De acordo com o parlamentar, depois de muito pensar, decidiu aceitar a convocação feita pela prefeita Elisa Araújo (Solidariedade), juntamente com a Rede Municipal de Educação. Ele lembrou que foi a política quem o levou a disputar um cargo eletivo para a CMU, mas que antes da política a educação já existia em sua vida.
“Eu venho da Rede Municipal de Educação e é para lá que vou voltar. Precisarei de cada um dos colegas desta nobre Casa para construirmos uma educação no patamar que Uberaba merece. E, não podemos desconstruir o que foi feito na pasta, pois temos muitas boas ações em andamento. Mas, temos muitas coisas que podemos melhorar”, discursou Celso Neto.
O futuro secretário de Educação disse que uma de suas metas é regularizar a questão do Transporte Escolar. O objetivo é que a situação esteja normalizada no início do próximo ano letivo.
“O transporte é uma situação de emergência, pois não basta ter uma boa escola se a criança não tem como chegar lá. Temos problemas a resolver na questão de infraestrutura, a regularização do piso. Aliás, o projeto de regularização do piso estará nesta Casa no ano que vem para que os senhores possam apreciar e se Deus quiser aprovar. E ainda temos concurso público a realizar”, prometeu Celso Neto.
Ele não falou sobre a data em que assumirá a secretaria de Educação. Falou que na terça-feira (29) iniciaria uma nova fase em sua vida. Até a publicação desta reportagem não havia no site da prefeitura de Uberaba a publicação do Porta Voz, órgão de divulgação do município, com a nomeação de Celso Neto.
Após o seu pronunciamento, em que agradeceu a cada um dos integrantes do Legislativo, Celso ouviu manifestações de apoio dos vereadores e alguns não esconderam a surpresa da prefeita Elisa Araújo ter convidado um vereador que atuava de forma crítica ao Governo.
Histórico. Celso de Almeida Afonso, nasceu em 17 de maio de 1996. É formado em Direto pela Universidade de São Paulo (USP) e mestrando em Direito e Educação pela mesma universidade. Foi o vereador mais votado na eleição de 2020, com 3.486 votos.
Substituto. O substituto do vereador na Câmara, é Cleomar Barbeirinho, primeiro suplente do PP e que alcançou 1.430 votos. Barbeirinho foi vereador na Legislatura 2017/20. Naquela ocasião, o então candidato obteve 1.460 votos e concorreu pelo PHS.