O Ponto de Cultura é uma ação prioritária do Programa Cultura Viva, que contempla iniciativas culturais comunitarias
Secretário nacional de Cidadania Cultural, Célio Turino, confirmou visita à Uberaba para lançar os editais do projeto para implantação dos Pontos de Cultura no município.
O secretário, representando o Ministério da Cultura, estará em Uberaba no dia 23 de fevereiro, quando além de lançar os editais para oito pontos de cultura na cidade, lançará também o livro “Ponto de Cultura - o Brasil de Baixo para Cima”. O lançamento irá acontecer durante a sessão ordinária nesta mesma data.
Para o presidente Lourival dos Santos (PCdoB), idealizador da proposta, este projeto será de referência para Uberaba no meio cultural. “O projeto é uma parceria entre o Governo Federal e o Municipal, com uma contrapartida de 30% da prefeitura”, explicou. Para ele, servirá de modelo para vários municípios da região. Lourival informou ainda que no Brasil são mais de dois mil pontos em funcionamento.
O Ponto de Cultura é uma ação prioritária do Programa Cultura Viva, que contempla iniciativas culturais que envolvem a comunidade em atividades de arte, cultura, cidadania e economia solidária. As organizações são selecionadas por meio de edital público e passam a receber recursos do Governo Federal para potencializarem seus trabalhos, seja na compra de instrumentos, figurinos, equipamentos multimídias, contratação de profissionais para cursos e oficinas, produção de espetáculos e eventos culturais, entre outros.