TECNOLOGIA

Codau usa inteligência artificial para monitorar e definir ações de limpeza

Publicado em 22/05/2023 às 21:58
Compartilhar

Carro com câmera registra as ocorrências de mato alto e problemas no saneamento e equipes da Codau são informadas em tempo real para darem solução (Foto/Divulgação)

Após um mês de prestação de serviço do monitoramento de vias e passeios públicos por meio de inteligência artificial, contratado pela Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), os relatórios iniciais já estão sendo utilizados na elaboração semanal do cronograma de limpeza urbana. Neste período, dois veículos exclusivos da Mapzer Inteligência Artificial Ltda concluíram dois ciclos de circulação por toda a cidade.

Neste serviço inovador, o monitoramento é feito por meio da captação de imagens por câmera e sensores de alta resolução, que apontam as ocorrências registradas. Os veículos percorrem toda a cidade a cada 15 dias. No caso da limpeza urbana, por exemplo, o software registra os locais que estão com mato alto ou lixo irregular. As imagens obtidas em tempo real são processadas por meio de inteligência artificial e disponibilizadas em nuvem, para acesso e análise dos dados coletados.

“Este serviço de inteligência artificial é um aliado às nossas fiscalizações, que são realizadas rotineiramente pela Codau. A plataforma é acessada diariamente pela nossa equipe, que verifica os bairros que mais estão precisando de roçada, capina ou limpeza pesada. Esses locais já são inseridos nos próximos cronogramas das equipes. Como o registro é feito por imagens, conseguimos verificar exatamente qual a real situação de cada ocorrência registrada”, explica o presidente da Companhia, José Waldir de Sousa Filho.

Nos primeiros dias do monitoramento, as ocorrências de mato alto chegaram a seis mil, e atualmente são cerca de 400. A redução também foi registrada nas ocorrências de lixo irregular, que saíram de 600 para 80, por dia. “Isso mostra que esta sincronização dos serviços está trazendo resultados. É importante ressaltar que o monitoramento não consegue distinguir o mato alto de áreas públicas e privadas, por isso a quantidade de ocorrências acaba sendo alta. Posteriormente, nossa equipe verifica internamente se o terreno é público ou privado, para as devidas providências”, completou o presidente.

De acordo com ele, agora a plataforma está sendo atualizada para inserção mais precisa das ocorrências de saneamento, como vazamentos de água e esgoto, hidrômetros fora do padrão, entre outras. Algumas ordens de serviço já estão sendo emitidas com base nos registros do monitoramento, como situações de bueiros entupidos e poços de visita com tampas soltas, por exemplo. 

“Com esses ajustes que estamos promovendo junto ao software da empresa, em breve teremos um raio X mais detalhado da cidade sobre as informações de saneamento, acelerando a rotina de atendimento às demandas”, destacou José Waldir. Ele pontua que o serviço funciona também como um suporte ao Fale 115, que é o canal oficial da população para o registro de ocorrências. 

Uberaba foi a primeira cidade do Brasil a adotar o monitoramento quinzenal por inteligência artificial para soluções em saneamento, com a utilização de dois veículos. O contrato da Codau com a Mapzer é pelo período de 12 meses.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por