LEILÃO

Com desconto de 15,30%, Rotas do Brasil vence o leilão da BR-262

Apesar de ação judicial movida por prefeitos da região, por meio da Amvale, o leilão aconteceu ontem, na Bolsa de Valores de São Paulo

Gisele Barcelos
Publicado em 31/10/2024 às 15:00Atualizado em 01/11/2024 às 04:45
Compartilhar

Grupo Rotas do Brasil é formado pela associação do fundo de investimentos Kinea com o Grupo Way do Brasil e arrematounesta quinta a concessão da BR-262, entre Uberaba e BH (Foto/Divulgação)

Com desconto de 15,30% sobre a tarifa básica de pedágio prevista no edital, o grupo Rotas do Brasil S.A, formado pela associação do fundo de investimentos Kinea com o Grupo Way Brasil, arrematou a nova concessão do trecho da BR-262 entre Uberaba e Belo Horizonte. O leilão foi realizado ontem, na sede da Bolsa de Valores em São Paulo.

Às vésperas da sessão, prefeitos da região ingressaram com ação na Justiça Federal, mas não conseguiram liminar que impedisse a realização do leilão.

Duas propostas foram apresentadas para disputar o contrato da BR-262. O outro concorrente foi o banco BTG, que montou uma área só para entrar em concessões.

A vencedora iniciou com desconto de 11,78%, enquanto a outra empresa entrou com proposta de 8%. Houve disputa de lances até chegar ao percentual de 15,30% e os representantes do banco BTG declinaram de apresentar contraproposta. Com isso, o grupo Rotas do Brasil foi declarado ganhador do certame.

Em pronunciamento na sessão, o conselheiro do grupo, Giovani Moti, afirmou que a nova concessão garantirá ao usuário da BR-262 uma nova rodovia, com muito investimento, segurança e trafegabilidade. "Nessa parceria entre o Grupo Way e a Kinea criamos uma plataforma com robustez financeira e expertise construtiva e operacional [para executar os projetos]", declarou.

Se não houver entraves, a previsão do governo federal é que o resultado seja homologado e publicado no Diário Oficial da União em 9 de dezembro. Em seguida, até 22 de janeiro, a vencedora do certame deverá apresentar documentos para comprovar atendimento das condições prévias à assinatura do contrato de concessão.

O cronograma do governo federal prevê que o contrato de concessão seja assinado em 11 de fevereiro de 2025, para que a empresa assuma efetivamente a operação da rodovia.

Considerando que se trata de um trecho em fase de devolução, haverá um período de transição operacional entre a operadora atual, Triunfo Concebra, e a futura concessionária. Para isso, a nova administradora deverá elaborar um plano de transição para assegurar a continuidade dos serviços.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por