Desconto para pagamento antecipado do IPTU 2025 será mantido em 15% e carnês ficarão 4,27% mais caros no próximo ano. As informações são da secretária adjunta da Fazenda, Lisandra Abreu, que falou sobre o assunto em entrevista à Rádio JM.
De acordo com a adjunta, a decisão foi seguir a mesma metodologia aplicada em 2024. Com isso, o desconto de 15% será concedido para o pagamento antecipado até março. Lisandra informa que o contribuinte terá o abatimento se pagar o IPTU em cota única até 31 de março ou se dividir em três parcelas até essa data.
O desconto poderá chegar a 20% apenas para os imóveis com calçada arborizada e que pleitearam o benefício do IPTU Verde. O prazo para declarar a árvore no passeio vai até 31 de dezembro. O contribuinte que já fez a declaração anteriormente não precisa cadastrar novamente.
Em relação ao percentual que será aplicado para a atualização do tributo, a secretária adjunta posicionou que os 4,27% correspondem à variação do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) no período.
A adjunta posicionou que foram analisados três indicadores diferentes e, como está previsto na legislação, foi utilizado o índice que teve menor variação para a correção do IPTU no próximo ano.