A medida é exigência da Agência Reguladora e deve consistir em fechamento alternado de reservatórios a partir das 22h, mas ainda sem data de início
Com sistema de transposição do rio Claro acionado e previsão de chuva somente para setembro, a Codau já está com plano de contingenciamento pronto (Foto/Divulgação/Arquivo JM)
Com transposição do rio Claro já ativada e previsão de chuva somente em setembro, Codau já elaborou plano de contingenciamento para ser acionado em caso de queda drástico no nível dos reservatórios. Por enquanto, ainda não há data prevista para começar a suspensão do fornecimento de água.
De acordo com o diretor de Saneamento da Codau, Giovanni Molinero, o plano de contingenciamento para o período da estiagem foi elaborado por exigência da agência reguladora, mas só será acionado se houver aumento excessivo no consumo de água.
Molinero adiantou que, a princípio, o fechamento dos reservatórios deve ser feito somente a partir das 22 horas. “A proposta é fazer as manobras no período noturno, que tem consumo menor para não impactar tanto a população”, salientou.
Entretanto, o diretor posicionou que a suspensão de abastecimento pode acontecer durante o dia se for verificado consumo acima do normal e níveis baixos nos reservatórios no horário comercial.
Ainda sem data específica para acionar o contingenciamento, o presidente da Codau, Rui Ramos, acrescentou que o fechamento de reservatórios será feito de forma escalonada por bairros e as manobras serão comunicadas previamente aos moradores, para evitar transtornos.
Por enquanto, a queda na temperatura levou à redução no consumo de água. Com isso, mesmo com a vazão já no limite, ainda não foi preciso adotar medidas mais drásticas quanto ao abastecimento.
No entanto, Ramos posicionou que a situação já é preocupante. “Ligamos a primeira bomba do sistema de transposição 60 dias antes do ano passado. Já estamos com duas. A vazão do rio está no limite. Tudo que está chegando na captação estamos retirando. E a previsão de alguma chuva é somente na segunda quinzena de setembro”, alertou.
Desta forma, o presidente da Codau advertiu para a necessidade de economia e também orientou para que seja verificada se a caixa d’água está adequada para o imóvel, com capacidade de reservação suficiente para suprir a demanda no período de 24 horas. Em uma residência com cinco pessoas, ele posicionou que a ideia seria uma caixa de 1.000 litros.