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Trecho da BR-262 rumo a Campo Florido deve continuar sob a responsabilidade da atual concessionária da rodovia a partir de março. A relicitação do lote está travada e o leilão está previsto para ser realizado somente no fim deste ano.
A BR-262 foi desmembrada em duas partes para a nova tentativa de repasse à iniciativa privada. Os projetos dos dois lotes foram submetidos juntos à análise do Tribunal de Contas da União (TCU) no fim de 2023 e a proposta inicial era que os leilões ocorressem no mesmo período. Porém, enquanto o leilão do trecho entre Uberaba e Belo Horizonte já foi encerrado, o segmento rumo a Campo Florido e à BR-153 sequer teve o edital de relicitação publicado até o momento.
Segundo informações do site Agência Infra, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) segurou o processo para nova concessão da BR-262 rumo a Campo Florido para atender ao pedido do Ministério dos Transportes.
O portal revelou que o relator do processo na ANTT, o diretor Guilherme Sampaio, declarou que o Ministério dos Transportes pediu para que o trecho rumo a Campo Florido não tivesse o edital publicado no ano passado porque estava em análise a repactuação do contrato com a Concebra, atual concessionária da rodovia.
A concessionária buscava ter proposta aceita nas negociações na Secex Consenso do TCU. A empresa está pleiteando manter a operação nos trechos que estão fora da rota Uberaba-Belo Horizonte, além de solicitar incorporar um trecho da BR-040 de Brasília (DF) a Cristalina (GO), que atualmente está em outra concessão, da Via 040, e está em estudos para se transformar na Rota do Pequi, unindo-se com a BR-060.
Até o momento, não há informação sobre o desfecho das tratativas e nem um posicionamento final sobre a proposta de repactuação. Também não houve movimentação quanto à relicitação da outra parte da BR-262.
Conforme os prazos divulgados pelo site governo federal, o edital para a relicitação da rodovia rumo à BR-153 e ao interior de Goiás deve ser lançado entre julho e setembro. A perspectiva é de que o leilão seja realizado até o fim deste ano. Com isso, a previsão de assinatura do contrato com a nova concessionária foi adiada para o primeiro trimestre de 2026.