Depois de toda polêmica em torno da Comenda da Paz Chico Xavier – que por pouco não foi transferida, este ano, para Pedro Leopoldo, contrariando a lei que a criou –, foi definido que a honraria será entregue no dia 25 de março em Uberaba.
Quem revela é o deputado estadual Antônio dos Reis Gonçalves, o Lerin (PSB), após receber um comunicado do governador Antonio Anastasia (PSDB). De acordo com o pessebista, o Palácio Tiradentes optou por realizar a cerimônia ainda neste mês, dentro das comemorações do aniversário da cidade. A Prefeitura ainda não recebeu comunicado oficial.
Conforme prevê a Lei 13.394/99, que criou a Comenda, a homenagem será entregue no dia 2 de março a dez pessoas que se destacaram por suas ações em prol da paz. No entanto, como inicialmente o Comitê Permanente da medalha havia deliberado por transferir a honraria este ano para a cidade natal do médium – e posteriormente recuou –, faltou tempo hábil para preparar a cerimônia até aquele dia. Diante ao Decreto 41.540/2001, que permite a mudança da data “por motivo de força maior”, optou-se por adiar a cerimônia.
Agora, Lerin quer trazer o chefe do Executivo mineiro à cidade, para participar do evento. O convite será feito pessoalmente na terça-feira, quando o parlamentar terá uma audiência com o governador Anastasia. Na pauta também está a solicitação visando ao repasse de R$1 milhão para custeio do Hospital Dr. Hélio Angotti, que em 2011, completa 50 anos. Outra demanda é a obra do viaduto na rua Padre Eddie Bernardes, no bairro de Lourdes.
Em pouco mais de um mês de mandato – a posse aconteceu dia 1º de fevereiro –, o deputado estadual revela que já recebeu em seu gabinete mais de uma dezena de prefeitos e quase trinta vereadores. A maioria o procurou com uma série de reivindicações e, segundo o pessebista, não faltará empenho para atender aos municípios da região, entre os quais, Uberaba, sua base eleitoral. Empossado para seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Lerin emplacou seu nome como vice-líder do Bloco Parlamentar Social, que engloba o PV, o PSL, o PSB, o PMN, o PSC e o PP e congrega 17 deputados do grupo de sustentação ao governador Antonio Augusto Anastasia (PSDB).
O pessebista também é membro efetivo da Comissão Permanente de Participação Popular e suplente nas comissões de Política Agropecuária e Agroindustrial e de Defesa do Consumidor e do Contribuinte. Segundo ele, o chefe do Executivo mineiro garantiu aos novatos no cargo – 28 ao todo, que representam uma renovação na Alemg da ordem de 36,36% – que terão direito a inserir emendas parlamentares no orçamento de 2011. Lerin reforça que vai priorizar entidades assistenciais de Uberaba, como os hospitais da Criança, do Pênfigo e Dr. Hélio Angotti, além da Apae e da Organização dos Amigos Solidários à Infância e à Saúde (Oasis).