POLÍTICA

Comércio uberabense inicia redução de sacolas plásticas

Até o dia 1º de março, os estabelecimentos comerciais deverão ter reduzido em pelo menos 50% o uso de sacolas plásticas

Helena Cunha
Publicado em 28/02/2011 às 00:09Atualizado em 20/12/2022 às 01:25
Compartilhar

Até o dia 1º de março, os estabelecimentos comerciais deverão ter reduzido em pelo menos 50% o uso de sacolas plásticas, conforme a Lei 11.089, de 31 de dezembro. Ainda de acordo com a lei, até junho, 100% das sacolas plásticas deverão estar fora de circulação.

A alternativa aprovada para substituição são as sacolas biodegradáveis, as retornáveis e as oxibiodegradáveis. O presidente da Assuper (Associação dos Supermercadistas do Triângulo Mineiro), José Vicente, explica que desde quando a lei foi aprovada, os empresários do segmento se reuniram para discutir a respeito da substituição. A decisão foi adotar o uso de sacolas biodegradáveis que para eles têm o mesmo custo, apesar de serem menos resistentes.

No entanto, José Vicente ressalta que não são só os supermercados que utilizam este tipo de sacola que deverá ser abolida, as lojas de vestuário e de outros artigos também trabalham com essas proibidas.

O gerente de um magazine da cidade, Joabe Vieira de Queiroz, explica que ainda estão no início do processo de substituição, em cotação com fornecedores para aquisição de sacolas biodegradáveis. Ele conta com a colaboração de um dos dirigentes da Assuper, Matusalém Alves, para orientá-lo. 

Ele ainda afirma que cópia da lei foi repassada para o departamento jurídico do estabelecimento e garante o cumprimento da lei até a data exigida. No entanto, ele explica que para o tipo de comércio em que ele trabalha é complicado o uso de sacolas retornáveis, pois não pode exigir que o consumidor leve a sua na hora das compras.

Para orientar os empresários e funcionários em relação à lei que entrará em vigor, a Prefeitura realiza hoje (28) reunião, a partir das 10h, no mezanino do Centro Administrativo, com representantes dos diversos seguimentos que utilizam sacolas plásticas.

Durante a reunião, equipe jurídica da Prefeitura vai explanar sobre a Lei e a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente irá informar sobre a importância dessa medida como uma forma de educação ambiental.

  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por