A Comissão de Direitos Humanos, do Idoso e da Mulher da Câmara não acompanhou as investigações sobre as supostas agressões
A Comissão de Direitos Humanos, do Idoso e da Mulher da Câmara de Uberaba não acompanhou as investigações sobre as supostas agressões contra internos do Centro de Atendimento e Reeducação de Adolescentes e Menores Infratores. Em que pese as apurações não terem constatado nenhuma irregularidade no Caresami – conforme relatório divulgado anteontem –, o distanciamento do colegiado ficou claro, depois que seu presidente, o vereador Lourival dos Santos (PCdoB), disse, em entrevista à Rádio JM 730, que seus pares viram “alarde de algo que não era verdade”.
A partir desse prejulgamento, ainda em maio, quando as denúncias vieram à tona, eles optaram por deixar as ações nas mãos da comissão sindicante. A se considerar que Lourival citou como integrantes do colegiado dois colegas que nada têm a ver com ele – Marcelo Borjão e Cléber Cabeludo, ambos do PMDB –, o grupo sequer voltou a se reunir, para este ou outro assunto. Ontem à tarde, porém, a Câmara divulgou oficialmente que o colegiado vai solicitar uma cópia do relatório para então se posicionar sobre o seu resultado.
Por telefone, o presidente da Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente, Almir Silva (PR) – que está em viagem – também assegurou seu interesse em obter uma cópia do documento. Quanto à decisão de transferir a gestão do Caresami para o Estado, o vice-presidente da CMU, Itamar Ribeiro de Rezende, tachou o prefeito Anderson Adauto (PMDB) de omisso. “É um problema do município, os internos são do município, e bem ou mal até agora [o Centro] foi administrado pela Prefeitura. Isso é falta de capacidade administrativa”, dispara o democrata.
Ele diz não estar contemplado com o relatório – apesar de admitir que desconhece seu conteúdo na íntegra – porque entende que existem problemas no Caresami que podem não ter vindo à tona por receio das vítimas ou suas famílias. Mas, Itamar engrossa o coro dos vereadores que vão pedir cópia do documento, tanto que está formatando a solicitação oficial para apresentá-la na semana que vem, quando serão retomados os trabalhos em plenário.