Comissão de Ética e Decoro Parlamentar se reúne hoje, no anexo Nagib Cecílio, para discutir o caso Marcelo Borjão, vereador que xingou o colega Jorge Ferreira em plenário
Comissão de Ética e Decoro Parlamentar se reúne hoje, às 15h, no anexo Nagib Cecílio, para discutir o caso Marcelo Borjão (PMDB), vereador que xingou o colega Jorge Ferreira (PMN) em plenário, anteontem. Afrânio Cardoso de Lara Resende (PP) já solicitou uma cópia da gravação da sessão e vai analisá-la com os outros integrantes da Comissão da qual é presidente – José Severino (PT) relator e Almir Silva (PR) vogal.
O progressista assegura que comandará os trabalhos com tranquilidade e sem prejulgamentos, para chegar a um posicionamento seguro, mas dá sinais do que pensa a respeito dos fatos. “Seremos firmes, porque infelizmente atitudes como essa não podem acontecer”, aponta Afrânio, que defende uma mudança no comportamento de Borjão, no sentido de respeitar mais os colegas. O peemedebista, que é suplente da Comissão, não participará desta primeira reunião, informa.
Ainda ontem o presidente do Legislativo, Luiz Dutra (PDT) – que está em viagem a Belo Horizonte –, opinou sobre o caso, afirmando que a “comunidade não merece tamanha baixaria”. Ele admite que o episódio chateia e diz ser inadmissível que fatores e comportamentos estranhos tomem conta do parlamento, onde, pelo contrário, deve imperar o respeito mútuo entre os pares e para com o povo. Com retorno a Uberaba previsto para hoje, o pedetista deverá ter como primeiro compromisso da agenda assistir à gravação da TV Câmara na qual Borjão é flagrado xingando Jorge Ferreira, que minutos antes o havia acusado de fazer barulho para aparecer.