Prefeitura de Uberaba nomeou comissão específica para tratar da transição e implantação da nova sede do Arquivo Público, na praça da Mojiana. O grupo, formado por seis pessoas, ficará responsável por fazer todos os levantamentos necessários para a transferência dos imóveis e a relação daqueles que se pretende adquirir para equipar o novo espaço. Outra responsabilidade da comissão é quanto à reforma do atual imóvel para ser devolvido ao locador. O prazo para a conclusão do trabalho é de vinte dias.
Independente da publicação, a diretora Lélia Bruno revela que o trabalho do grupo está adiantado. “Já concluímos o inventário e apresentamos a listagem dos imóveis que devem ser adquiridos para a nova sede”, explica. Com a transferência do órgão – que é atualmente ligado à Fundação Cultural de Uberaba –, pode ocorrer a retomada da autonomia administrativa, que, segundo ela, é uma das promessas do prefeito Anderson Adauto (PMDB).
Estão sendo investidos R$694.437,06 com a nova sede. As obras estão sendo feitas pela empresa A.P.I. Engenharia Ltda. – vencedora da concorrência. Lélia acredita que a expectativa é de concluí-las no início de 2011. “Eu tenho acompanhado todo o andamento das obras, conversando com a engenheira responsável. No início do ano que vem, as obras devem ser entregues”, avalia.
O novo Arquivo Público ocupará o galpão de 1.140m² da Estação Ferroviária. Serão três salões para o arquivo do acervo histórico, salas de consulta, cópia digital, biblioteca, auditório, documentação, direção, administrativo, departamentos de fotografia, mídia e pesquisa, almoxarifado, estúdio, microfilmagem e câmara escura.