Comunidade afro rejeitou cessão de área do Ceneg para o Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFTriângulo). Proposta foi levantada no conselho gestor do Parque Tecnológico da Univerdecidade, mas gerou polêmica entre lideranças do movimento afro que estiveram reunidas com o prefeito Anderson Adauto (PMDB) para discutir o assunto.
Representante da comunidade negra, Adriano Leal conta que várias instituições participaram da conversa com o prefeito e concordaram em reverter a área do Ceneg para o município. Entretanto, o projeto de ceder o prédio ao Ifet foi rechaçado porque a medida não traria nenhuma política compensatória aos afrodescendentes.
O grupo defendeu a transformação do espaço num Centro de Excelência na Formação de Professores e Promoção da Igualdade Social, proposta que já está sendo trabalhada pelo deputado federal Narcio Rodrigues (PSDB). “Não tem lógica ceder a área para o IFTriângulo (antigo Cefet) porque o foco não é desenvolvimento de ciência e tecnologia. O Centro Olímpico e o cemitério também estão no parque e não têm finalidade tecnológica”, argumenta.
Adriano afirma que houve aceitação de Anderson quanto à criação do Centro de Formação de Professores. Conforme apurou a reportagem do Jornal da Manhã, a lei que devolve a área para o município já está pronta e o projeto de qualificação começará a ser discutido em janeiro com a comunidade acadêmica. A instituição deverá atender à rede estadual, municipal e também ao treinamento de alunos das licenciaturas.