Professores da rede municipal e comunidade atendida pela Escola Municipal Santa Maria realizaram movimento de protesto na porta da escola ontem à noite, por volta de 20h, reivindicando a permanência da diretora Maria José Ribeiro, exonerada pelo prefeito Anderson Adauto no fim da semana passada, após faltar a evento de entrega de certificados do Sistema de Avaliação do Ensino Municipal (Saem).
A Associação de Moradores do Bairro Santa Maria e populares encabeçam a manifestação com apoio dos professores descontentes com a saída da diretora. Além disso, o Sindicato dos Educadores do Município de Uberaba programou série de paralisações com o objetivo de forçar a reintegração da diretora ao cargo. Outra manifestação está programada para hoje através de duas paralisações na instituição. Manifestantes pretendem cruzar os braços das 9h30 às 11h30 e também das 15h30 às 17h30, período em que não haverá aulas na escola.
Professores, que preferiram não se identificar, afirmam que, em reunião realizada na escola na manhã de ontem, o secretário municipal de Educação, José Vandir de Oliveira, prometeu que todos os funcionários que participarem de manifestação, que de alguma forma interfira no funcionamento normal da escola, poderão ser punidos. A ordem recebida pela vice-diretora em exercício foi trancar os portões após a entrada dos professores na escola, para evitar a manifestação.
À reportagem do Jornal da Manhã, o secretário destaca que a exoneração é em caráter irrevogável, tanto que a nova diretora e sua vice serão apresentadas hoje na escola, nomes que serão publicados no Porta-Voz desta quarta-feira (18). “Fui muito claro com os professores e espero que eles não sejam tão infantis a ponto de piorar mais a situação, porque os alunos não podem ficar sem aula por conta da agitação de meia dúzia de manifestantes. Não adiantará para nada além de expor a diretora e tornar a situação mais grave”, frisa.