3ª Conferência Municipal de Juventude, realizada sábado passado, reuniu cerca de 150 jovens para discutir políticas públicas. O evento, aberto pelo vice-prefeito Paulo Mesquita (PR), contou com a participação de diversas lideranças do movimento estudantil e da sociedade civil organizada. “A juventude possui a força política do Brasil”, ressaltou o vice-prefeito durante a abertura do evento.
Durante a conferência houve a eleição de seis delegados para a II Conferência Estadual da Juventude, que acontece em Araxá entre os dias 28 e 30 de outubro. Dois são representantes do Poder Executivo e outros dois da sociedade civil organizada. Os jovens também debateram dez temas através de grupos de trabalho, onde as principais propostas serão avaliadas pelo governo municipal para ser levadas para a discussão em nível estadual.
Houve ainda a palestra sobre “Juventude e Desenvolvimento”, ministrada pelo coordenador de Relações Institucionais da Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República, Gabriel Souza, que elogiou a qualidade dos debates desenvolvidos em Uberaba.
Para o presidente do Conselho Municipal da Juventude, Rafael Mendes, a conferência atingiu os objetivos esperados pelos organizadores. “Tivemos qualidade na criação das propostas e nos debates realizados”, avalia.