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Conselho aprova tarifa do ônibus de até R$ 6 e subsídio de R$ 16 mi

Proposta ainda passará por audiência pública antes da definição final sobre a passagem do transporte coletivo, que, se for elevada a R$6, terá reajuste superior a 26%

Gisele Barcelos
Publicado em 28/01/2025 às 20:01Atualizado em 29/01/2025 às 07:48
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Em reunião ontem, integrantes do Conselho Municipal de Transporte Público aprovaram proposta de subsídio de R$16 milhões para as concessionárias de ônibus e passagem de até R$6 para quem utiliza o cartão pré-pago. Para passageiros que pagam em dinheiro no veículo, a proposta é até R$6,50.

De acordo com o secretário de Defesa Social, Trânsito e Transportes, Antônio de Sousa Filho, a proposta ainda será discutida em audiência pública no próximo mês. Só depois será decidido o reajuste da tarifa de ônibus para este ano. “A tarifa ainda não está definida. A audiência será no dia 21 de fevereiro e é importante que a comunidade participe. A partir de então, nós teremos a definição da passagem, que será efetivamente cobrada de quem utiliza o transporte público”, pontuou.

Considerando o preço atual de R$4,75 para quem utiliza o cartão pré-pago, o índice de reajuste será de mais de 26% em caso de confirmação da passagem no valor de R$6 a partir deste ano.

Além da proposta aprovada, outros possíveis valores de tarifa foram discutidos, considerando diferentes níveis de subsídio para reduzir o impacto no bolso dos usuários. A Prefeitura não divulgou quais as demais alternativas.

Também não há informação se a prorrogação da isenção do ISSQN e do CGO às concessionárias está prevista nos cálculos da Prefeitura. A desoneração tinha validade somente até 31 de dezembro de 2024 e é necessária autorização da Câmara Municipal para estender o benefício.

Na reunião, também foi apresentado o resultado do estudo interno da Prefeitura em relação à planilha de custos, e a equipe técnica do município chegou ao valor de R$7,80 para a tarifa de ônibus. A proposta das concessionárias foi de R$7,82. No entanto, os dois cenários são sem a concessão de subsídio financeiro.

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