Equipes do Consórcio e da Prefeitura percorreram vários pontos da cidade para conhecerem a dinâmica da mobilidade urbana (Foto/Divulgação)
Com licitação finalizada em dezembro, representantes do consórcio vencedor estiveram nesta semana na cidade para dar início aos trabalhos e apresentaram sexta-feira, dia 12, à prefeita Elisa Araújo (SDD) cronograma das atividades a serem realizadas para a formatação do Plano de Mobilidade Urbana.
Os empresários do Consórcio PlanMob, Ricardo Mendanha Ladeira e André Barra, foram recebidos pela comissão técnica da Prefeitura que vai acompanhar o trabalho e corroborar com a elaboração de todas as etapas da confecção do Plano de Mobilidade Urbana.
Na quinta-feira (11), foi realizado tour por 25 pontos da cidade para conhecer a dinâmica da mobilidade em Uberaba. O grupo verificou ciclovias, trechos críticos do sistema viário, corredores e terminais do transporte coletivo e as entradas da cidade. Ontem mesmo foi feita uma reunião técnica no anfiteatro do Centro Administrativo para detalhar o cronograma de trabalho.
A reunião também contou com os dados e diagnósticos sobre Mobilidade Urbana que foram apresentados pelo consultor da Seplan, professor doutor Fernando Garrefa, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), levantados durante os trabalhos referentes à revisão do Plano Diretor Integrado. Todo material será disponibilizado para o Consórcio PlanMob.
Responsável pelo consórcio, o engenheiro Ricardo Mendanha ressaltou que Uberaba já possui um planejamento preliminar que foi feito e registrado junto ao Ministério das Cidades e está valendo. “A ideia é que, a partir de agora, será aperfeiçoado com números e pesquisas. Vamos pensar qual é a mobilidade que a cidade precisa, um plano para os próximos 10 anos, baseado no que existe hoje já construído pela cidade”, disse.
Para a execução do trabalho, o engenheiro explicou que serão realizadas reuniões, audiências públicas e seminários com os diversos setores da sociedade envolvidos no processo. Além disso, estão previstas pesquisas residenciais, nas ruas, em terminais, cruzamentos e acessos. “Precisamos entender como funciona a mobilidade na cidade e construir um diagnóstico, com ampla participação da comunidade”, concluiu.
O Consórcio PlanMob ofereceu proposta no valor de R$1.289.000 para executar o serviço. O edital prevê prazo de 15 meses para a entrega do plano, a partir da emissão da ordem de serviço. Com isso, o plano só deve ficar pronto em 2025 e Uberaba novamente extrapolaria a data-limite estabelecida pelo governo federal, que é abril deste ano para municípios com mais de 250 mil habitantes, para apresentação do documento.