Consultores voltam a Uberaba para segunda visita técnica do Projeto Viva o Centro. Equipe do governo federal estará na cidade a partir de amanhã até sexta-feira (24) para tratar sobre a proposta de revitalização para a região central.
Segundo a secretária municipal de Planejamento, Isabella Nascimento, serão discutidos na visita os planos de trabalho e de ação para a implantação dos projetos de intervenção na área central. Ela lembrou que o Projeto Cidade Presente - Viva o Centro tem três fases: de revitalização da rua Arthur Machado; de incentivo ao desenvolvimento turístico e comercial, e de reutilização de edifícios abandonados ou subutilizados para habitação acessível à população e manutenção do microclima urbano.
A titular da pasta destacou ainda que a cooperação técnica com a agência alemã e as consultorias também é no sentido de buscar investidores e levantar recursos para projetos de retrofit e requalificação de edificações com obras que dão vida nova a prédios antigos. Além disso, também serão apresentadas as possibilidades estratégicas de financiamento desses projetos.
Os consultores contratados pela agência alemã GIZ farão a apresentação dos projetos já elaborados. Os dados foram fornecidos pela Prefeitura e os levantamentos, realizados durante a primeira visita técnica, em fevereiro. Essas reuniões e oficinas terão a participação de representantes da Equipe Técnica Municipal (ETM), formada por oito órgãos da PMU, além do Geoparque e entidades representativas da sociedade civil.
Após as reuniões internas, a programação será aberta ao público apenas na quinta-feira (23), entre 10h e 13h, quando os técnicos farão um tour por diversos pontos da região central. O objetivo é delimitar as edificações e pontos que fazem parte do circuito turístico, histórico e cultural que estão inseridos no Geoparque, dentro do Projeto Viva o Centro. Durante essa caminhada, os consultores farão considerações e observações técnicas das edificações e condições da região.
Do roteiro. Tem início na praça Rui Barbosa, desce pelo Calçadão da rua Arthur Machado, virando à direita na avenida Leopoldino de Oliveira, até a praça Manoel Terra (igreja Santa Rita). Depois, o grupo vai até a igreja de São Domingos, segue até a praça Comendador Quintino (Grupo Brasil), descendo a avenida Presidente Vargas até a rua Arthur Machado. Segue, ainda, até a rua Governador Valadares e praça Henrique Kruger (Correios). Para finalizar o circuito, atravessa até a rua Major Eustáquio, vira na rua Manoel Borges e chega novamente à praça Rui Barbosa.
Após o almoço, já de forma restrita, o grupo técnico volta à Fiemg para a realização de nova oficina e, a partir dos registros da visita, serão elaboradas propostas para cada ponto mapeado e definição de questões projetuais pelos grupos.