Aumento passa a valer a partir de 1º de abril e o percentual é definido pela Agência Reguladora que considerou a necessidade de assegurar o equilíbrio econômico-financeiro da autarquia
Agência reguladora emitiu minuta de nota técnica ontem com parecer pelo reajuste de 8,51% nas tarifas de água e esgoto em Uberaba. Em nota, a Codau informou que o índice será aplicado nas contas com vencimento a partir de 1º de abril. A revisão será linear com o mesmo percentual para todas as categorias (residencial, comercial, industrial e pública) e faixas de consumo.
Ainda conforme a Codau, a decisão sobre o reajuste é de competência exclusiva da agência reguladora, que é responsável pela revisão dos valores das taxas, tarifas e outras formas de contraprestação dos serviços públicos de saneamento em Uberaba.
Segundo as informações da autarquia, para a definição do percentual, a agência considerou a necessidade de reassegurar o equilíbrio econômico-financeiro da Codau e foram considerados nos cálculos a inflação projetada pelo Departamento de Estatísticas (Dstat) do Banco Central do Brasil com referência a dados do Sistema de Expectativas de Mercado, coletados em 31 de julho de 2024 para os 12 meses seguintes.
O estudo tarifário deverá ficar disponível para consulta pública no site da agência reguladora por 10 dias. Com isso, o prazo ficará aberto até 14 de fevereiro para que os interessados enviem sugestões ou questionamentos sobre o índice de reajuste da tarifa.
Veja também: Agência sugere substituição de hidrômetros e combate a perdas para baratear tarifa de água
O último reajuste aplicado pela Codau foi em 2022. A tarifa de água teve incremento de 14% na época, enquanto a alíquota da tarifa de esgoto saltou de 70% para 95% do consumo de água.
Após diversas reclamações ao longo de 2023 sobre altos valores das contas de água, a agência reguladora emitiu parecer em outubro do respectivo ano e indicou a redução de 6,64% nas tarifas de água e esgoto. A medida foi aplicada em dezembro e, desde então, não havia alteração nas contas da Codau.