POLÍTICA

Contrato de consultoria é alvo de sindicância instaurada na PMU

Gisele Barcelos
Publicado em 14/08/2022 às 03:22Atualizado em 18/12/2022 às 20:42
Compartilhar

Prefeitura instaurou sindicância para apurar possíveis irregularidades na execução de contrato firmado com a AVM – Avaliações, Consultorias e Projetos, para a atualização cadastral na gestão de patrimônio mobiliário do município. Em nota, a Administração Municipal também comunicou que os pagamentos à empresa estão suspensos até que a apuração seja concluída.

A empresa foi contratada no fim do governo passado, em 2020, pelo valor de R$3,950 milhões. Os recursos para o custeio do serviço foram assegurados por financiamento de R$9,2 milhões, contraído no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros (PNAFM).

De acordo com as informações da Prefeitura, a abertura da sindicância é desdobramento de um relatório de avaliação da Controladoria-Geral da União (CGU), instituição responsável pela auditoria oficial do PNAFM. O órgão federal apurou que produtos e serviços contratados pelo Município para a atualização cadastral do patrimônio mobiliário – objeto do contrato com a AVM – não foram entregues pela empresa. Até o momento, não foi divulgado o valor que teria sido pago sem que houvesse a devida contrapartida de execução do serviço.

Por meio de nota, a controladora-geral do Município, Poliana Helena de Souza, posicionou que a investigação realizada pela CGU será o ponto de partida para a apuração interna do município. A sindicância tem 90 dias para ser concluída, podendo ser prorrogada por igual período.

Paralelo à investigação de possíveis irregularidades cometidas na execução e fiscalização do contrato, o Município instaurou processo sancionatório para apuração e eventual aplicação de penalidades contratuais em desfavor da AVM.

Também está em curso na Controladoria-Geral do Município procedimento para apuração de atos lesivos contra a Administração Pública com base na Lei de Anticorrupção. De 2013, a Lei Federal nº 12.846 prevê a aplicação de multa na esfera administrativa, além de sanções na esfera judicial.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por