POLÍTICA

Cotas raciais: Controladoria vai apurar 40% dos servidores investigados

Secretária de Administração explica que casos podem ser judicializados

Publicado em 23/08/2022 às 12:03Atualizado em 18/12/2022 às 14:02
Compartilhar

Oito servidores serão encaminhados para apuração da Controladoria Geral do Município para comprovar o direito ao uso das cotas raciais no concurso da Prefeitura.

Em entrevista ao programa JM News 1, da Rádio JM, a secretária de Administração, Eclair Gonçalves, conta que um caso já foi identificado como irregular. “Houve uma pessoa que ao fazer a sua inscrição pela internet, se declarou pardo. Parece que quando da entrega dos documentos quando ele foi aprovado e tudo mais, já se declarou branco. aí nós precisamos apurar com mais rigor”, explica.

20 servidores foram convocados para comprovar o direito ao uso das cotas raciais no concurso da Prefeitura. 19 compareceram e oito não corresponderam à autodeclaração como negro ou pardo e tiveram o caso encaminhado à Controladoria-Geral do Município para apuração.

Questionada sobre o número ser alto, titular da pasta discorda. “Talvez não, diante da complexidade do curso e da quantidade de carreiras que foram afetadas. Até que não seja tão significativo assim”, declara.

Eclair também fala sobre o nível de informação que os participantes do concurso tinham com a tecnologia, o que pode ter gerado confusão sobre se enquadrar na Lei de Cotas. Além disso, será analisado se o participante que utilizou o espaço da cota agiu com más intenções.

“Na eventualidade, se for verificado que houve má fé, no intuito de burlar, essa pessoa será responsabilizada”, esclarece secretária de administração. Gonçalves ainda disse que até o final será realizada uma recomendação e os casos podem ser judicializados.

Secretária de Administração ainda disse que se houver algum tipo de questionamento, a comissão analisará outros concursos, mas até o momento a apuração é em relação ao concurso de 2015.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por