PROBLEMAS

Creche ameaça parar e secretário diz adiantar o repasse em 25 dias

Gisele Barcelos
Publicado em 06/03/2023 às 21:41Atualizado em 06/03/2023 às 21:41
Compartilhar
Celso Neto (Foto/Rodrigo Garcia/CMU)

Celso Neto (Foto/Rodrigo Garcia/CMU)

Denunciando demora em liberação de verba por parte da Prefeitura, creche conveniada ameaçou a suspensão de atividades a partir desta terça-feira, devido à falta de recursos financeiros. O governo municipal negou atraso no pagamento e manifestou que o prazo para o depósito é até o fim do mês de março, mas informou que já foi acertada a antecipação do repasse.

O comunicado da suspensão de atividades foi enviado aos pais pela direção da Creche Comunitária Monika Budeus e Ricardo Misson, no bairro Santa Marta. O texto depois acabou sendo compartilhado também nas redes sociais.

Na nota, a direção da creche justificou que a paralisação dos trabalhos seria por causa da falta de verba, porque não houve o repasse dos valores devidos pela Prefeitura. “Salientamos que os valores deveriam ter sido repassados no início do mês de janeiro de 2023, no entanto, até a presente data, nenhum valor foi repassado”, continua o texto.

O comunicado ainda relatou que lamentava a decisão, mas havia uma promessa da gestão municipal de que o repasse seria realizado até o dia 6 de março, o que não se concretizou. Por isso, era necessário suspender os atendimentos porque os salários das colaboradoras estão em atraso e não havia mais recursos para arcar com mais nenhum custo operacional. “Retornaremos às nossas atividades normais quando a situação financeira for normalizada”, concluiu a nota.

Procurado pela reportagem do Jornal da Manhã, o secretário municipal de Educação, Celso Neto (PP), argumentou que o convênio firmado com entidades estabeleceu até o fim de março para o repasse ser efetuado e todos os gestores estão cientes do prazo. “O cronograma de desembolso está 100% dentro da data, não existe atraso por parte da Prefeitura”, posicionou.

No entanto, o titular da pasta salientou que tem conhecimento da necessidade das creches. Por isso, foi feito um trabalho para resolver os trâmites internos e antecipar a liberação da verba. “Muitas entidades estavam com problemas documentais e nós [as] auxiliamos a resolver para podermos pagar o quanto antes”, declarou.

Segundo Celso, a equipe trabalhou nas últimas duas semanas para finalizar a parte burocrática e os últimos trâmites internos foram concluídos ontem para adiantar a liberação do dinheiro às entidades. Ao todo, 17 instituições devem ter o recurso depositado ainda hoje em conta. “Estamos fazendo esse repasse com antecedência de 25 dias. Antecipamos quase um mês para que entidades possam ter recurso em caixa da primeira parcela”, acrescentou.

Quanto à ameaça de suspensão de atividades, o secretário alerta que podem ser aplicadas penalidades se os termos do convênio não forem cumpridos. “Qualquer entidade que venha a suspender as suas atividades e descumprir o termo de convênio firmado com o município terá as devidas penalizações, porque as crianças não podem ser penalizadas lá na ponta”, encerrou. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por