A se considerar a recente declaração à imprensa do presidente da Executiva Estadual do PSDB, o deputado federal Marcus Pestana, de que seu partido poderá apoiar o PSB na corrida à sucessão municipal em Uberaba, crescem as chances de essa candidatura ser encabeçada por Antônio Lerin. Não é de hoje que são fortes os boatos de que o deputado estadual, que cumpre seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa, articula junto aos partidos da base aliada do governador tucano Antônio Anastasia para emplacar seu nome para o pleito do ano que vem.
Em que pese Lerin já ter dito publicamente que é contra a candidatura de quem detém um mandato eletivo, é fato que o pessebista também declarou que se for desejo do eleitor, poderá disputar a Prefeitura em 2012. Se o ninho tucano mineiro estuda apoiar o PSB em Uberaba, articula para receber o apoio dos socialistas em outro município pólo do estad Juiz de Fora, na Zona da Mata. Aliás, por ser o partido com maior poder de fogo entre os aliados DEM e PPS, o PSDB capitaneia os acordos na maioria das cidades mais importantes de Minas.
A meta do grupo, porém, é fazer frente à dobradinha PT/PMDB, que em Uberaba é uma realidade desde o pleito de 2004, quando o atual prefeito peemedebista, Anderson Adauto, foi eleito para seu primeiro mandato.