POLÍTICA

Dados do Censo rural serão usados para a formatação do plano diretor

Publicado em 04/10/2022 às 21:25Atualizado em 16/12/2022 às 00:44
Compartilhar

Prefeitura recebeu nesta semana os números finais do Censo Rural no município de Uberaba. Foram visitadas 4.002 propriedades rurais e pesquisadas, por completo, 3.350 unidades. As informações serão utilizadas no processo de revisão do Plano Diretor, já em andamento pela Secretaria do Planejamento.

Segundo o gerente de Atendimento da empresa responsável pelo trabalho, Jean Carlos Santos, de março a agosto deste ano, a empresa visitou 4.002 propriedades rurais, muitas por duas vezes ou mais. Dessas, 3.350 foram pesquisadas por completo, com todos os dados dos moradores e propriedades, inclusive, com registros fotográficos.

Em outras 434 propriedades rurais foram obtidas informações parciais, ou seja, nomes da propriedade e do seu dono, além do CPF do titular. Já 218, disse ele, são as chamadas áreas sem acesso, aquelas em que o recenseador encontrou a porteira fechada com cadeado ou, se teve acesso, o proprietário não estava ou ainda não quis prestar informações.

Dentre os diversos detalhes do Censo Rural, a empresa apurou que na região de Santa Rosa concentra o maior número de pequenas propriedades no município. Já a população fixa é de 5.740 habitantes, sendo que somados ao número de pessoas que saem da cidade para trabalhar no campo eleva esse total para 5.931. É bom lembrar, salientou o técnico da GI, que esses números não incluem os moradores dos loteamentos urbanos existentes no meio rural, que foram objeto de geourbano realizado em 2019.

Presente na apresentação do resultado do censo rural, a secretária de Planejamento, Isabella Nascimento, afirmou que parte dos dados será utilizada na formatação do novo Plano Diretor do município, com o intuito de fortalecer e melhorar a vida das pessoas que vivem no meio rural. Ela ressaltou a proposta de estimular o turismo rural em Uberaba, incentivando as romarias e criando pontos de apoio gastronômico no campo. Uberaba possui pouco mais de 4 mil propriedades, segundo resultado do Censo Rural

Foram entregues neste começo de semana, os números finais do Censo Rural no município de Uberaba. Segundo informações da empresa que prestou o serviço de recenseamento, foram visitadas 4.002 propriedades rurais e pesquisadas, por completo, 3.350 unidades.

Os números foram apresentados por técnicos da GI Tecnologia, empresa encarregada pelo Censo, ao titular da Sagri, Agnaldo Silva, e à presidente da Codiub, Keila Rocha, além da secretária do Planejamento, Isabella Nascimento, que usará informações do Censo no novo Plano Diretor de Uberaba.

Segundo o gerente de Atendimento da GI, Jean Carlos Santos, de março a agosto deste ano, a empresa visitou 4.002 propriedades rurais por duas vezes ou mais. Dessas, 3.350 foram pesquisadas por completo, com todos os dados dos moradores e propriedades, inclusive, com registros fotográficos. Outras 434 propriedades rurais foram obtidas informações parciais, ou seja, nomes da propriedade e do seu dono, além do CPF do titular. Já 218 são as chamadas de áreas sem acesso, pois o recenseador encontrou a porteira fechada com cadeado ou, se teve acesso, o proprietário não estava ou ainda não quis prestar informações.

Dentre os diversos detalhes do Censo Rural, a GI apurou que na região de Santa Rosa concentra o maior número de pequenas propriedades no município. Já a população fixa é de 5.740 habitantes, sendo que somado às pessoas que saem da cidade para trabalhar no campo, esse total eleva-se para 5.931. É bom lembrar, salientou o técnico da GI, que esses números não incluem os moradores dos loteamentos urbanos existentes no meio rural, que foram objeto de geourbano realizado em 2019.

A pesquisa também apurou que 29% do território de Uberaba são de reservas remanescentes e Áreas de Preservação Permanentes (APP), 21,86% de áreas de pastagens e 2.035.000 quilômetros quadrados de produtos vegetais. O Censo detalha ainda todas as bacias hidrográficas no município, a existência de 94 pontes e 256 mata-burros, assim como informações sobre rebanhos, tecnologia no campo, descarte de lixo e situação de equipamentos comunitários, dentre diversos outros itens. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por