VENHA

Presidente do Novo abre portas para possível candidatura de Caio Godoi

Marconi Lima
Publicado em 21/08/2025 às 21:56
Compartilhar
 (Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

Vereador Caio Godoi será bem-recebido no Partido Novo, caso seja o desejo dele retornar e disputar uma vaga na Assembleia Legislativa, segundo a presidente da sigla em Uberaba, a médica Sabrina Sarreta. A afirmação se deu durante entrevista ao programa Pingo do J, na Rádio JM.

Após divulgação de foto do vereador ao lado do vice-governador de Minas Gerais, Matheus Simões (Novo), surgiram especulações de que o parlamentar estaria se preparando para um retorno à antiga legenda. Porém, a presidente Sabrina Sarreta limitou-se a dizer que ele seria muito bem recebido.

“Seria muito bem-vindo ao partido que é o berço dele e do qual ele saiu por conta de divergências com o ex-presidente nacional da sigla, o João Amoêdo. O Caio é um vereador comprometido e muito técnico. Hoje, ele está filiado ao PP, que é um partido aliado ao Novo em Minas. Se quiser retornar, será bem-vindo para ser candidato a deputado estadual pelo Novo”, disse Sabrina Sarreta.

No entanto, para uma possível mudança de partido, o vereador teria de ter a anuência das direções superiores da sigla, visto que a janela partidária não se aplica a detentores de mandatos nos municípios.

Sobre a eleição de 2026, ela destacou que a meta da legenda é superar a cláusula de desempenho, para que o partido mantenha funcionamento parlamentar após o pleito.

Na eleição de 2022, atingiram a cláusula de desempenho as federações PT/PCdoB/PV, PSDB/Cidadania e Psol/Rede, além dos partidos MDB, PDT, PL, Podemos, PP, PSB, PSD, Republicanos e União. Dos 16 partidos que não alcançaram a meta, sete até conseguiram eleger deputados federais. Mas o número não foi suficiente para alcançar o critério de desempenho fixado pela legislação. São eles: Avante, PSC, Solidariedade, Patriota, PTB, Novo e Pros. Os demais — Agir, DC, PCB, PCO, PMB, PMN, PRTB, PSTU e UP — sequer tiveram parlamentares eleitos.

De acordo com a Emenda Constitucional 97, só podem ter acesso aos recursos do Fundo Partidário e à propaganda gratuita no rádio e na televisão os partidos políticos que alcançarem critérios de desempenho, como a eleição de pelo menos 11 deputados federais, distribuídos em pelo menos nove unidades da Federação; ou a obtenção de, no mínimo, 2% dos votos válidos nas eleições para a Câmara dos Deputados, distribuídos em pelo menos nove unidades da Federação, com um mínimo de 1% dos votos válidos em cada um deles.

“Se não atingirmos essa meta, o partido ou deixa de existir, ou terá que fazer fusão ou federação com outra legenda. Hoje, temos cinco deputados federais eleitos e um senador”, ressaltou Sarreta.

Sobre o lançamento de candidaturas locais, para a disputa proporcional do próximo ano, a presidente do Novo destacou que o partido está focado em trabalhar pela eleição de representantes de Uberaba para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e o Congresso Nacional.

“Estamos de portas abertas para receber pré-candidatos que queiram se filiar ao Novo. Sabemos que não basta ser um bom candidato, é preciso dar viabilidade eleitoral (a quem pretende disputar o pleito). Estamos prontos para ajudar nesse sentido. E estamos trabalhando para lançar candidatos de Uberaba pelo Novo e que sejam eleitos”, frisou Sabrina Sarreta.

Ela destacou que Uberaba precisa voltar a ter representatividade nas casas legislativas em Belo Horizonte e Brasília. “Nós, do Novo, entendemos que não podemos atrapalhar o processo de eleição de um deputado local. É importante para nossa sobrevivência política”, destacou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por