ESTRAGOS

Danos da chuva na Padre Eddie são questionados por vereadores na Câmara de Uberaba

Gisele Barcelos
Publicado em 28/10/2024 às 21:52Atualizado em 29/10/2024 às 08:10
Compartilhar

Estrago causado pela chuva na Padre Eddie Bernardes (Foro/Divulgação)

Após estragos verificados na avenida Padre Eddie Bernardes devido às chuvas, Legislativo questionou a qualidade do serviço entregue pela empresa contratada para executar a obra de drenagem e revitalização da via.

Ao todo, R$4,1 milhões foram aplicados para a implantação da rede de drenagem no local e outros R$2,1 milhões, para o recapeamento e revitalização da avenida. A obra foi inaugurada em abril deste ano, porém, seis meses depois, a estrutura foi comprometida com o temporal no fim de semana e uma cratera se abriu em um trecho da pista.

Os questionamentos em plenário sobre a qualidade da obra começaram a partir de ofício do vereador Paulo César Soares China (PCdoB). No documento, o parlamentar solicitou que seja enviada à Câmara Municipal cópia do contrato firmado entre a Prefeitura e empresa para verificar se as obrigações contratuais foram cumpridas pela empreiteira, especificamente em relação aos materiais utilizados e aos serviços executados.

Além disso, o ofício solicita que a Administração Municipal informe as providências adotadas para que a empresa responsável pela obra seja notificada e promova os reparos na avenida sem novos custos para os cofres públicos. “Toda obra tem um período de garantia previsto no contrato. Assim deverá ser acionado para evitar maiores gastos com a obra que supostamente tem erros, possivelmente nas caixas de passagem construídas em alvenaria ao invés de concreto [...] Se tem erros, a empresa tem que assumir e dar satisfação à comunidade, porque foi a primeira chuva do ano”, argumentou.

Em seguida, o vereador Luiz Carlos Donizete da Silva (Mobiliza) também defendeu a necessidade de que a empresa apresente explicações sobre os danos observados na via recém-inaugurada.

O parlamentar salientou que a informação inicial é de que houve o rompimento de um bueiro devido à força da água, resultando numa infiltração que atingiu o solo por baixo do asfalto e deixou a caixa de passagem intacta.

Ainda assim, o vereador argumentou que não haveria justificativa para o problema verificado meses depois da entrega da revitalização da via. Segundo ele, os representantes do governo municipal adiantaram em reunião preliminar que a empresa será notificada para responder sobre a situação. “Também será feita análise técnica em todos os pontos onde tem caixas de passagem para que não ocorra novamente”, acrescentou.

Na sessão, os vereadores Marcos Jammal (PSDB) e Tulio Micheli (PSDB) também fizeram uso da palavra e cobraram que a garantia da obra seja acionada para que a empreiteira repare o dano na via. 

Codau diz que providencia os reparos com equipe própria a partir desta terça

Em meio a cobranças, Codau informou que equipe própria dará início imediato aos reparos na rede de drenagem pluvial na avenida Padre Eddie Bernardes, mas não esclareceu se a obra ainda está dentro do prazo de garantia para acionar a empresa responsável pela execução do serviço.

De acordo com a nota, os reparos na via já estão na programação dos serviços pós-chuvas da Codau e os trabalhos de manutenção do sistema de drenagem começam nesta terça-feira (29).

Ainda conforme a autarquia, a operação não foi iniciada nesta segunda-feira (28) porque havia previsão de tempestade, porém, a situação atual não compromete a vazão de chuvas e nem a estrutura da avenida.

Quanto à garantia da obra e a responsabilidade da empreiteira, a Codau apenas posicionou estar avaliando os motivos técnicos que levaram à ruptura de uma das caixas de passagem, construída para receber a vazão das enxurradas. Não havia informação se a empresa contratada seria acionada. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por