Diretório Municipal do Democratas realiza convenção hoje para eleger seu novo presidente, cargo atualmente ocupado pelo empresário Marco Túlio Paolinelli. Até o fim da tarde de ontem apenas uma chapa, com 60 nomes, havia sido inscrita na sede do partido, localizada na avenida Guilherme Ferreira, 248, centro, onde também acontece a eleição da Executiva, a partir de 10h30.
Dela fazem parte o presidente e seu vice, secretário, tesoureiro, líder do partido na Câmara – neste caso o vereador Itamar Ribeiro de Rezende, único representante do DEM no Legislativo –, o conselho fiscal e os 15 delegados para a convenção estadual, que deverá acontecer em setembro em Belo Horizonte.
A chapa é integrada pelo ex-prefeito Luiz Guaritá Neto, o promotor público aposentado e advogado Geraldo Brasil, o médico Constantino Calapodopulos, o ex-comandante do 4º BPM, coronel da reserva Roberto Benigno, e a ex-diretora do Procon municipal, Eclair Gonçalves Gomes. Recentemente ela assumiu a coordenação política e de comunicação institucional do Diretório Municipal do Democratas, com a missão de dinamizar os trabalhos partidários em ano pré-eleitoral, tendo a chancela do deputado federal Marcos Montes, principal liderança do DEM na região.
O nome de Eclair é um dos mais cotados para presidir o DEM a partir de hoje, quando seus mais de 4,9 mil filiados farão sua escolha. Mas a convenção não deve atrair somente os democratas, já que presidentes de outras legendas confirmaram presença no evento. Entre os quais, Luiz Cláudio Campos (PSDB), Irizon Amaral (PSB) – que estará junto com o deputado estadual pessebista Antônio Lerin –, Luiz Henrique Borges (PDT), Fábio Macciotti (PT), Werner do Nascimento (PTC), Wellington Félix, o Zuzu (PCdoB), o ex-vereador e ex-deputado Eurípedes Craide (PRB) e o vereador professor Godoy (PTB). Ex-secretários municipais do Governo MM (1997-2000 e 2001-2004) também são esperados na convenção do Democratas, que elegerá também os comandos do DEM Mulher e DEM Jovem.