De passagem por Uberaba ontem, o ex-presidente da Emater-MG Zé Silva - eleito deputado federal pelo PDT - esteve no plenário da Câmara Municipal. Entre os mais bem votados da legenda, o parlamentar fez dobradinha com o vereador Antônio Lerin (PSB) no Pontal do Triângulo durante a campanha política.
Em entrevista ao Jornal da Manhã, Zé Silva disse pretender trabalhar por Uberaba dentro de um planejamento específico. O Triângulo Mineiro foi a terceira região onde obteve expressiva votação, sendo majoritário em Carneirinho e Limeira do Oeste.
Zé Silva credita sua eleição às andanças por Minas Gerais como técnico da Emater para fomentar projetos agrícolas e defender os interesses do pequeno produtor. A capilaridade de votos foi constatada em 765 municípios mineiros. “Não quero ser deputado apenas de uma região, mas de todo o Estado”, afirmou. Sua principal meta é a valorização do campo e quem nele reside ou trabalha. Afirma o deputado eleito ter o Brasil adotado um modelo equivocado de desenvolvimento, priorizando apenas o meio urbano.
Segundo o pedetista, menos de 20% da população residem em áreas rurais porque há carência de infraestrutura, segurança e ações de saúde. Disse que o produtor consegue fácil financiamento para construir na cidade, mas tem a proposta dificultada quando se trata do campo.
Ele vai propor ações visando a fortalecer a agricultura familiar, fomentar programa de melhoria das estradas rurais e ainda projetos de preservação ambiental.