Obras de insfraestrutura do DI-4 foram concluídas em maio de 2025 (Foto/Divulgação)
Processo licitatório para a implantação do Distrito Industrial 5 deve ser lançado este ano, mas inauguração da nova área empresarial só deve acontecer em 2025. A informação é do atual secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rui Ramos, que detalhou o cronograma em entrevista à Rádio JM.
Apesar de o termo para a desapropriação da área ter sido assinado no mês passado, o titular da pasta posicionou que a transação com o proprietário do terreno ainda não está efetivada. “Estamos comprando e colocamos duas áreas públicas da Prefeitura como parte do pagamento. Então, preciso passar isso para aprovação da Câmara. Não posso dar andamento nessa negociação e passar a escritura sem a autorização do Legislativo, porque se trata de patrimônio do município”, acrescentou.
Segundo Ramos, o projeto que trata do repasse das áreas públicas já foi protocolado na Câmara Municipal na semana passada. Porém, as sessões plenárias só serão retomadas a partir de segunda-feira (7) e é preciso aguardar para que a matéria seja colocada em votação.
Enquanto espera a deliberação do Legislativo, o titular da pasta informou que já solicitou à Secretaria de Planejamento para dar início à elaboração do projeto de loteamento da área do futuro DI-5. “Dependo da aprovação da Câmara para passar escritura. Em paralelo, pedi agilidade na formatação do projeto de engenharia. Precisamos fazer a definição da largura de ruas e do número de lotes. Feito isso, calculamos a estimativa de valor da obra para fazer a licitação e começar a implantação”, destacou.
Questionado, o secretário afirmou que não haveria tempo hábil para concluir a implantação da infraestrutura DI-5 antes do fim do governo em dezembro. No entanto, ele espera que o processo licitatório seja realizando ainda este ano. “Acredito que a gente consiga começar a obra, mas ficar tudo pronto para colocar empresa é impossível”, salientou.
O quinto distrito será instalado em área com mais de 327 mil metros quadrados, à margem da BR-050. Ainda não há projeção de quantos lotes serão disponibilizados no novo polo industrial.