POLÍTICA

Diabéticos reclamam de falta de seringas e fitas nos postinhos

O material é fornecido para aplicação de insulina, mas em algumas unidades básicas de saúde o produto não chega há três meses

Gisele Barcelos
Publicado em 24/02/2010 às 09:14Atualizado em 20/12/2022 às 07:57
Compartilhar

Seringas estão em falta nos postinhos. Material é fornecido aos diabéticos para aplicação de insulina, mas em algumas unidades básicas de saúde o produto não chega há três meses. O Centro de Saúde Eurico Vilela e os postos do Boa Vista e Santa Maria são alguns dos locais com problemas, conforme denúncia do conselheiro de Saúde, Aurélio Luiz da Costa. Há também reclamações quanto à falta de fitas para medição de glicose. A Prefeitura garante que o fornecimento será normalizado esta semana.

O conselheiro, que também representa a Associação dos Diabéticos de Uberaba, revela que o problema é verificado desde dezembro. Segundo ele, pesquisa foi feita ontem e sete unidades de saúde ainda estavam sem seringas. “A previsão dada é só para o próximo mês para chegada do material”, informa, salientando que a situação também é difícil para os usuários que tentam medir a glicose.

De acordo com Aurélio, a falta de material foi levantada em reunião do Conselho Municipal de Saúde no dia 3 de fevereiro, porém até agora não houve justificativa para o problema por parte da Secretaria de Saúde. “Esperamos que seja restabelecido o mais rápido, porque os insulino-dependentes precisam das seringas. É de uso contínuo para a medicação”, desabafa.

Nos postinhos, também faltam informações. No Centro de Saúde Eurico Vilela, por exemplo, os funcionários confirmam a falta de seringas e explicam que o material está sendo solicitado há três meses, sem resposta ou previsão de envio. Na UBS do Boa Vista, também não há perspectiva para chegada das injeções. Consultada pela reportagem, a UBS do Santa Maria está na mesma condição, além de não ter também as fitas para medição de glicose.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da assessoria de imprensa, informa que os fornecedores entregaram a última remessa de seringas e a equipe já está fazendo a redistribuição para as unidades de saúde. Quanto às fitas, a assessoria declara que o item está disponível no estoque, porém não é compatível com o aparelho dos usuários. Ainda conforme o departamento, a troca está sendo providenciada e toda a população cadastrada no Hiperdia deverá estar com o novo modelo do glicosímetro até o fim da semana.

A Secretaria pede que as reclamações sejam formalizadas na ouvidoria, através dos telefones 3331-2757 e 3331-2745, para que a Prefeitura tome as medidas necessárias para solucionar as questões.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por