Museu dos dinossauros vai estampar selo comemorativo dos 190 anos de Uberaba. Votação terminou na semana passada e o Museu de Peirópolis teve 70% das indicações dos internautas. A imagem da Igreja Santa Rita ficou em segundo lugar, com 19% dos votos, e a Igreja da Abadia apareceu em terceiro, com 4%. No total, 11 mil pessoas participaram da enquete. Para alcançar a marca de sete mil votos, a comunidade do bairro rural desencadeou campanha para mobilizar a participação dos visitantes. O diretor-presidente da Associação dos Amigos do Sítio Paleontológico do Peirópolis, Beethoven Teixeira, explica que foram enviados e-mails divulgando a votação para quase três mil pessoas. Ele salienta que a campanha teve quatro frentes. O primeiro passo foi com as pessoas que já fizeram o Caminho dos Dinossauros. Aproximadamente 1.800 pessoas estão cadastradas e foram contatadas para votar na imagem de Peirópolis e conseguir mais votos entre familiares e amigos. Outra ação foi com uberabenses que estão morando fora da cidade. Os visitantes que passaram por Peirópolis no último mês também receberam informações para participar da enquete. Além disso, Beethoven conta que os membros da associação saíram em busca dos eleitores: “Pedimos para cada sócio arrumar 40 votos e esses multiplicar por mais dez”. Segundo Beethoven, o foco da campanha não era desmerecer os outros símbolos, mas mostrar que os dinossauros estavam aqui nos primórdios da história de Uberaba. “Toda cidade tem igreja, praça, cachoeira... Mas dinossauro é algo nosso”, comemora. Entretanto, o favoritismo pelo dinossauro suscitou bastante polêmica, inclusive com manifestação de que a figura estaria aliada ao atraso. Sobre as críticas, o presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Rodrigo Mateus de Oliveira, afirma que todos têm direito a opinião, mas destaca que Peirópolis é um ponto turístico reconhecido. “Toda publicação sobre turismo em Minas Gerais que faz referência a Uberaba coloca Peirópolis como uma das grandes atrações da cidade, enaltecendo o nome de Uberaba e a inserindo no cenário nacional”, ressalta. A Fundação Cultural e os Correios irão definir nos próximos dias a data de lançamento oficial do selo.