ELEIÇÃO

Direção estadual determina que Avante local marche com Tony

Gisele Barcelos
Publicado em 31/07/2024 às 20:38Atualizado em 01/08/2024 às 07:21
Compartilhar

Em meio à incerteza sobre o apoio do Avante à dobradinha de Tony Carlos (MDB) com Franco Cartafina (PP), a direção estadual do partido encaminhou determinação ao comando local da sigla para exigir que seja firmada a coligação com o MDB para a eleição majoritária.

No documento, o presidente estadual do Avante, Alexis José Ferreira de Freitas, argumentou que o diretório municipal deve respeitar os princípios programáticos e as deliberações dos órgãos superiores quanto a propostas de alianças ou apoio a candidatos à Prefeitura.

O dirigente do Avante em Minas citou inclusive que o estatuto do partido prevê que a executiva estadual pode intervir nos diretórios municipais, decidindo pela dissolução ou destituição dos comandos locais em caso de infração por desobediência. “Os órgãos do Partido poderão dissolver os órgãos hierarquicamente inferiores quando o desempenho eleitoral não corresponder aos interesses dos órgãos superiores ou quando for considerado impeditivo do progresso e do desempenho partidário; quando houver realizações de Coligações ou acordos com outros Partidos em desacordo com as decisões superiores; quando desrespeitados as normas estatutárias, a ética partidária, os princípios programáticos, ou a linha político-partidária fixada pelos órgãos superiores”, continua o texto.

Desta forma, o presidente estadual do Avante determinou ao comando municipal do partido em Uberaba que seja feita a coligação majoritária com o MDB para o pleito deste ano, exigindo que a liderança local do partido apresente resposta formalmente sobre o assunto no prazo de 24 horas.

No documento, o dirigente do Avante em Minas requer que o presidente da sigla em Uberaba, Leonardo Queiroz, seja notificado para ciência imediata da diretriz, sob pena de ser responsabilizado por infração disciplinar.

A reportagem do Jornal da Manhã tentou contato mais uma vez com o líder do Avante em Uberaba, Leonardo Queiroz, mas ele não foi localizado para se manifestar sobre a situação.

Apesar do estremecimento com lideranças do Avante, Franco Cartafina (PP) acredita que a sigla entrará em acordo com o projeto até a convenção, que será realizada nesta quinta-feira (1º de agosto).

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por