O nome do presidente do Legislativo, Luiz Humberto Dutra, está assegurado na composição da Executiva Municipal
Apesar dos atritos públicos entre o novo comando do PDT Uberaba e o único pedetista com mandato na cidade, o presidente do Legislativo, Luiz Humberto Dutra, seu nome está assegurado na composição da Executiva Municipal. O vice-presidente da comissão provisória, João Franco Filho, garante a inclusão do vereador, sem esconder, contudo, que ela ocorre por força estatutária. O Artigo 35 do Estatuto do Partido, inserido no Capítulo V – dos Órgãos Municipais, é claro ao dispor sobre a participação do líder da Câmara dentro dessa composição.
Ainda segundo o estatuto do PDT, o comando partidário tem que se reunir, no mínimo, uma vez por mês, mas o que consta é que desde a chegada dos novos dirigentes o vereador não integra as discussões, mesmo elas tendo também por finalidade o intercâmbio de informações e interação com a bancada na Câmara visando à sintonia entre a ação parlamentar e a orientação da direção política municipal. “Ele [Dutra] é membro nato e sua participação na Executiva está, naturalmente, assegurada”, diz Franco, acrescentando que solicitou retificação da publicação pelo Tribunal Superior Eleitoral porque os nomes do segundo vice-presidente (Lucio Henrique Melo Santos) e do secretário geral do partido (Maruan Sodré) saíram trocados. A relação corrigida deverá estar disponível a partir da próxima semana junto ao TSE.
Franco tem evitado qualquer tipo de comentário sobre Dutra, contudo, nos bastidores, há quem garanta que já foi colocado ao presidente da Câmara que se ele quiser deixar o partido, não sofrerá nenhuma ação reivindicatória do seu mandato. O que estaria segurando o vereador, no entanto, é que esta posição do comando pedetista não se trata de boa vontade, já que seu suplente estaria pronto para reclamar a cadeira no Legislativo.