A advogada Eclair Gonçalves Gomes assumiu a coordenação política e de comunicação institucional do Diretório Municipal do Democratas. Ela chega ao posto para dinamizar os trabalhos partidários em ano pré-eleitoral, e vem com a chancela do deputado federal Marcos Montes, com quem fechou os detalhes da nova missão em longa reunião na semana passada. Ex-coordenadora do Procon municipal, a democrata já disputou duas eleições: em 2004, para prefeita, quando recebeu 13.484 votos e em 2006, para deputada estadual. À época ela conquistou a preferência de 9.034 eleitores.
Agora, nesse novo desafio, caberá a ela fazer o elo entre o mandato de MM na Câmara e o partido, bem como dos assuntos específicos do DEM . “A Eclair é uma pessoa que respira e entende de política, que gosta, que tem história e ampla facilidade de diálogo junto à sociedade de forma geral, notadamente aos formadores de opinião da cidade”, ressalta Marcos Montes, que pessoalmente fez o convite à correligionária. A democrata assume o posto ao mesmo tempo em que o partido vive uma situação delicada em nível nacional, como o próprio deputado lembra, acrescentando que são várias baixas, motivadas, sobretudo, pela migração de filiados com mandato para o partido criado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o PSD.
Nessa linha, MM pondera que o momento é de quem tem ideologia lutar pela sigla e não abandoná-la, sendo que, na sua opinião, a maioria das baixas se deve à vontade de então correligionários de estarem mais próximos do poder central e suas benesses. Nos bastidores, comenta-se que a nova posição de Eclair se traduz no primeiro passo para que ela assuma o comando da sigla, que faz convenção em 16 de julho. Atualmente, o diretório é presidido pelo empresário Marco Túlio Paolinelli, que chegou ao posto depois do assassinato do então presidente, Antônio Alberto Stacciarini, no princípio de abril.