O prefeito Anderson Adauto autorizou, ontem de manhã, a abertura de processo licitatório para urbanização das 12 áreas públicas onde funcionam ecopontos. E liberou a Secretaria de Infraestrutura para identificar áreas para desapropriação nos bairros Boa Vista e Fabrício para instalação de unidades de reciclagem. As medidas foram anunciadas durante visita do prefeito a alguns ecopontos na manhã de ontem.
A engenheira Angelina Martins Botta, diretora do Departamento de Coleta de Resíduos Sólidos, informa que as obras de urbanização dos ecopontos consistirão no fechamento das áreas com alambrado e cerca viva. Será construída ainda casa de apoio para os fiscais ambientais, com copa e banheiro, além da instalação de caçambas para separação de entulhos de construção, madeiras, plásticos, materiais ferrosos, papelões e vidros. Ela destaca que nessas unidades não será permitido o depósito de lixo orgânico. Cada pessoa poderá depositar no máximo um metro cúbico de material.
Os ecopontos a serem urbanizados estão localizados no Parque das Américas, Jardim Maracanã, Valim de Melo, Residencial 2000, bairro de Lourdes, Parque São José, Amoroso Costa, Estados Unidos, Grande Horizonte, Alfredo Freire e Morumbi.