Contratação de empresa de vigilância também está sendo analisada para reforçar a segurança nas escolas da rede municipal, de acordo com o secretário municipal de Educação, Celso Neto.
A proposta seria a última etapa de uma série de ações que serão realizadas ao longo deste ano para evitar furtos, começando com o reforço de rondas da Guarda Municipal no entorno dos prédios no período noturno e, também, com a instalação de câmeras de videomonitoramento nas unidades.
Enquanto a empresa de vigilância não é contratada, o secretário posicionou que uma mudança na escala de trabalho dos vigias está sendo discutida para aumentar a cobertura de segurança nas escolas. Segundo ele, hoje já existem 66 vigias no quadro de servidores da Educação e o número é insuficiente para atender as 77 unidades da rede municipal.
A proposta, em debate com a categoria, é fazer uma rotação dos servidores. Com isso, cada vigia trabalhará em uma unidade diferente por noite, permitindo que mais locais tenham o monitoramento no período noturno. Segundo Celso, os servidores terão direito a escolher sobre a adesão ao formato.