SOLUCIONADO

Educação faz remanejamentos para cobrir falta de professores

Até assessores pedagógicos que atuam na gestão de escolas foram para salas para garantir aulas nesta primeira semana

Gisele Barcelos
Publicado em 06/02/2024 às 20:39Atualizado em 07/02/2024 às 07:49
Compartilhar

No primeiro dia de aulas, o secretário Celso Neto e a prefeita Elisa Araújo foram a algumas unidades escolares (Foto/Divulgação)

Com falta de professores registrada em algumas unidades da rede municipal para a primeira semana de aulas, o secretário de Educação, Celso Neto, posicionou que remanejamento interno foi adotado para viabilizar o atendimento dos alunos até que o quadro de profissionais esteja completo.

De acordo com o titular da pasta, as lacunas no início do ano letivo ocorreram porque nem todos os profissionais convocados na primeira leva de nomeações do concurso público assumiram as vagas. Assim, foi necessário finalizar o processo de posse do primeiro grupo e depois fazer a convocação de uma segunda leva de aprovados, que deverá ser empossada após o recesso de carnaval. “Nossa falta de professores hoje é de 4%. Semana que vem, a turma dos novos convocados já assume e aí teremos uma atualização do quadro geral”, declarou, sem especificar o número de unidades atingidas.

Enquanto é aguardada a entrada efetiva do segundo grupo de convocados, Celso argumentou que medidas paliativas foram tomadas para a realização das aulas mesmo com professores em falta no quadro de algumas unidades nesta primeira semana. “Não fica sala sem professor. O aluno não fica sem aula. As turmas são colocadas em conjunto”, afirmou.

Além disso, o secretário posicionou que a equipe de gestão da escola foi direcionada para a sala de aula e os assessores pedagógicos, que são professores concursados, também estão auxiliando com as atividades em sala.

Ainda segundo o titular da Educação, a equipe técnica da Secretaria foi acionada para dar suporte ao trabalho administrativo nas unidades durante esse período. “A gente segura as pontas na parte administrativa. Esta semana é de entrega de kits, distribuição de uniformes, atividades de recepção e outras questões administrativas. Nossa equipe toda está indo de unidade em unidade para reforçar os times”, disse.

O segundo lote de convocações trouxe a nomeação de 138 profissionais, incluindo inspetores educacionais, coordenadores pedagógicos, professores da Educação Infantil e professores de Educação Básica.

A assinatura do termo de posse está marcada para o dia 15 de fevereiro, a partir das 14 horas. Após a posse, os candidatos estarão aptos para entrar em exercício nos cargos respectivos, no dia seguinte, em 16 de fevereiro.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por