Para a chefe do Executivo, os índices ainda não justificam a medida, mas ela reforça que as ações da força-tarefa vão continuar; no Residencial 2000, foram retiradas 65 toneladas de entulho no sábado
Durante entrevista coletiva ontem, a prefeita apresentou números da primeira ação da força-tarefa e disse estar atuando junto ao Estado para a liberação do Fumacê (Foto/Divulgação PMU)
Prefeitura ainda não cogita decretar situação de emergência em Uberaba por causa da dengue. A informação é da chefe do Executivo, Elisa Araújo (SDD), argumentando que providências estão sendo adotadas para intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti e conter o índice de proliferação na cidade.
Segundo a prefeita, o quadro epidemiológico atual do município não indica a necessidade de decretar situação emergencial no momento. “Por enquanto, nossos índices não são passíveis de decreto de emergência. A gente quer manter os índices dessa forma para menor, mas é uma força-tarefa da população junto com a Prefeitura”, declarou.
A chefe do Executivo salientou que a utilização dos fumacês é uma das ações para evitar o avanço dos índices de proliferação do mosquito e da doença. De acordo com ela, um pleito já está sendo feito ao Estado para liberar os veículos de forma rápida para atender o município. “Estamos trabalhando pela autorização do Estado para que a gente já utilize de imediato [o fumacê], antes mesmo de chegar a índices alarmantes. Estamos negociando porque queremos evitar que o município tenha que fazer um decreto de calamidade”, manifestou.
Em paralelo, Elisa ponderou que a força-tarefa de combate à dengue já está com cronograma definido para atuação em fevereiro, março e abril. O trabalho conta com mais de 60 agentes de combate às endemias, cinco caminhões cata-treco e uma patrola. A ação inclui mutirão de limpeza, visita domiciliar e distribuição de material orientativo.
Na primeira ação realizada no fim de semana, foram visitados 1.874 imóveis na região do Residencial 2000 e mais de 65 mil quilos de material inservível foram recolhidos. Equipes de combate às endemias e Codau continuam no bairro até hoje. A próxima ação será dia 24 de fevereiro no bairro Vila Olímpica. No dia 23 de março, o trabalho será no Abadia, e ainda no mês de abril (dias 13, 20 e 27), com locais a serem definidos.
Em paralelo, a Prefeitura também lançou um site com informações sobre prevenção à dengue, programação de limpeza e o número do disque-dengue. Um material também foi desenvolvido pela Secretaria de Educação para ser distribuído aos alunos e orientar a família sobre os cuidados em casa para evitar os criadouros do Aedes aegypti.
Na assistência médica, a secretária de Saúde destacou que os profissionais da rede municipal já passaram por capacitação e o Município está preparado em caso de alta nas notificações doença. Todas as unidades de saúde também já estão prontas para receber pacientes com suspeita da doença.