(Foto/Ilustrativa)
Enquanto aguarda liberação dos fumacês oferecidos pelo Estado, Prefeitura também prepara licitação para contratar veículos próprios destinados à aplicação do inseticida nos locais com maior infestação do mosquito Aedes aegypti. Porém, ainda não foi divulgada uma previsão de data para que os carros comecem a percorrer os bairros do município.
A secretária municipal de Saúde, Valdilene Rocha, ressaltou que o fumacê é uma estratégia de combate para matar o mosquito adulto e existem parâmetros para adotar o uso do inseticida. “O fumacê é acionado quando entra em alto índice quanto ao número de notificação e casos suspeitos de dengue. O município de Uberaba não está nessa situação no momento”, manifestou.
Mesmo assim, Valdilene afirmou que o pedido já foi apresentado ao Estado para que os fumacês sejam destinados para o município. “Já adiantamos as tratativas junto ao Estado, justificando as nossas localidades mais infestadas, para que o fumacê do Estado também venha fazer essas ações”, salientou.
Por outro lado, a secretária adiantou que a Prefeitura preparou licitações para montar uma estrutura própria do município que poderá ser acionada. “Estamos com processos em andamento para a compra do inseticida e locação da bomba e caminhonete para que possamos fazer isso”, acrescentou.
Mesmo com a perspectiva de ter os fumacês próprios, a titular da Saúde não especificou data para que a aplicação do inseticida comece a ser feita em Uberaba. Segundo ela, a medida será adotada com base no quadro epidemiológico. “Tem que ser com responsabilidade. Tem que ter um índice de contaminação maior”, disse.