(Foto/Divulgação)
A prefeita Elisa Araújo (PSD) publicou em suas redes sociais os primeiros compromissos em evento que reúne 30 prefeitos de cidades da América Latina, no Panamá, promovido pela Rede Local de Inovação (RIL).
A chefe do Executivo destacou que, no primeiro dia se reuniu com outros prefeitos para trocar experiências, ideias e tratar de desafios para a melhoria na vida das cidades. Entre os temas, foram discutidos assuntos voltados para tecnologia, vivências e parcerias que se colocam a serviço da gestão pública quando as lideranças se encontram.
“Estou no Panamá, representando Uberaba ao lado de líderes da América Latina, que estão transformando suas cidades com inovação. Esse convite da Rede Local de Inovação (RIL), indicado pelo Renova BR, é uma oportunidade incrível de mostrar o que já fazemos e buscar novas soluções. E tudo sem custo para a nossa cidade”, ressaltou a prefeita.
O Renova BR é uma escola pluripartidária, sem fins lucrativos, para formação de lideranças políticas e públicas, que atua desde 2017.
O encontro tem duração de três dias com programação sobre inovação e tecnologia. O intercâmbio traz palestras e oficinas sobre o desenvolvimento e soluções dos principais desafios locais, com especialistas da Colômbia, Argentina, Chile, Panamá e Estados Unidos. Durante o evento, além do encontro entre lideranças políticas e empresariais, haverá um exercício de co-design, focado nos desafios reais das cidades participantes.
Esta é a quarta viagem internacional da prefeita Elisa Araújo, que já esteve duas vezes na Europa (Holanda e Espanha) e uma vez na Ásia (no Japão). Durante o World Hydrogen Summit 2025, ocorrido em maio em Roterdã, na Holanda, Elisa anunciou um investimento de R$7,8 bilhões para a construção de uma planta de hidrogênio e amônia verdes. A nova planta da H2Brazil será instalada na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Uberaba, a primeira e única ZPE de Minas Gerais e da região Sudeste. Com uma área de 700 mil metros quadrados, o empreendimento será a maior planta de hidrogênio verde em larga escala do Brasil.
Em Madri, na Espanha, a prefeita participou da 1ª edição dos Diálogos Multissetoriais sobre Biodiversidade na América Latina, evento promovido pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF). Durante o encontro, a prefeita detalhou os principais projetos que integram o programa, como a captação de água no rio Grande, a implantação de parques urbanos e a revitalização da rua Arthur Machado – ações voltadas ao desenvolvimento urbano e à sustentabilidade.
A prefeita também esteve em Osaka, Japão, onde participou de missão empresarial voltada à atração de investimentos para o município. A viagem ao país asiático foi promovida pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), com a participação de empresários mineiros, lideranças sindicais e autoridades, incluindo o governador Romeu Zema (Novo).