Prefeita pretende se reunir com os parlamentares de outras regiões que tiveram votos em Uberaba para que possam “adotar” a cidade
Prefeita gravou vídeo nesta semana em que pede apoio do deputado Nikolas Ferreira para a cidade (Foto/Reprodução)
Sem nomes uberabenses na próxima legislatura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e da Câmara Federal, a prefeita Elisa Araújo (Solidariedade) pretende fazer uma mobilização junto a candidatos de outras cidades que tiveram votação expressiva em Uberaba. A proposta é realizar uma reunião com os deputados eleitos e apresentar os projetos locais para solicitar apoio aos parlamentares.
Em entrevista à Rádio JM na semana que passou, Elisa ressaltou que, ao assumir a Prefeitura no ano passado, fez contato com os parlamentares mais votados em Uberaba e pediu apoio na busca de recursos para a cidade, independente de questões partidárias. Segundo ela, o mesmo será feito agora com os candidatos eleitos que tiveram votação alta na cidade. “Nós vamos fazer a mesma dinâmica que eu fiz quando entrei e procurei todos os majoritários aqui. Todo mundo que levou voto de Uberaba já foi abordado por mim enquanto prefeita”, disse.
Para a Câmara Federal, o deputado majoritário em Uberaba será Nikolas Ferreira (PL) a partir de 2023, que foi o segundo mais votado na cidade. Já na Assembleia Legislativa, apesar de outros nomes locais terem sido mais bem votados, nenhum foi eleito. Com isso, o majoritário será Bruno Engler (PL) na próxima legislatura, que teve a sexta maior votação no município.
De acordo com a prefeita, o deputado é eleito por Minas Gerais e o propósito deve ser defender o Estado como um todo. Por isso, a expectativa é que, mesmo não tendo domicílio eleitoral em Uberaba, os parlamentares assumam um compromisso com a cidade. “Vamos convocar eles para uma visita para que a gente possa apresentar os nossos projetos para que se comprometam com Uberaba”, posicionou.
Elisa ainda mencionou que já teve a oportunidade de encontrar Nikolas Ferreira pessoalmente e ressaltou que o jovem demonstrou ser uma nova liderança que não pode ser desprezada. “Temos que buscar dele a responsabilidade com Uberaba. Entendo que, com essa votação expressiva, ele acabou assumindo compromisso com muitos municípios. Mas Uberaba é a sexta economia do Estado. Então, ele tem que ter um olhar bastante especial pra nossa cidade”, manifestou.
Por enquanto, a data da reunião com os dois candidatos ainda não está acertada, pois não houve tempo hábil depois do resultado do primeiro turno para avançar nas articulações. A prefeita afirma que a agenda será organizada em breve.
Em paralelo, a chefe do Executivo ressaltou que também há uma construção em andamento com a uberabense Ellen Miziara (PL), que foi candidata a deputada federal este ano e ficou como segunda suplente da chapa. Dependendo do resultado da eleição presidencial, há chances de que parlamentares do PL venham a compor a equipe em um eventual segundo mandato de Jair Bolsonaro (PL), o que abriria vaga para a uberabense na Câmara Federal.