Publicado no Porta-Voz, órgão oficial de divulgação do município, o extrato do aditivo ao termo de convênio que celebram entre si o Município de Uberaba, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), órgão gestor do Sistema Único de Saúde (SUS), Fundo Municipal de Saúde e o Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) e Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Conforme o despacho, a publicação traz a atualização do valor de repasse financeiro do Módulo Valor em Saúde da Política de Atenção Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Valora Minas), fazendo com que o repasse anual passe de R$13.205.664,85 para R$20.708.586,95, com reajuste de 56,8%.
O Valor em Saúde é um módulo da Política de Atenção Hospitalar do Estado de Minas Gerais, conhecida como Valora Minas, e visa otimizar a alocação de recursos financeiros para hospitais, vinculando esses repasses aos resultados assistenciais entregues à população. O objetivo principal é qualificar a assistência, ampliar o acesso e atender às demandas da população mineira.
O Valora Minas repassa recursos financeiros para hospitais com base em metas e indicadores de qualidade e valor entregue à população, ou seja, resultados efetivos alcançados.
Os indicadores monitorados incluem aspectos como taxa de ocupação de leitos de UTI, além de outros indicadores de qualidade da assistência.
Os repasses vinculados aos hospitais plataforma incentivam a expansão de serviços em redes temáticas específicas, como urgência e emergência, parto e nascimento, saúde mental, entre outras.
O financiamento do módulo é integrado por um componente variável para custeio das redes temáticas e cofinanciamento variável de leitos de UTI e UCIN, além de um incremento fixo de produção.