Elisa não estará em Brasília no dia 1º, mas garante que manterá diálogo com Lula por projetos de interesse local (Foto/Montagem)
A prefeita de Uberaba Elisa Araújo (Solidariedade), declaradamente apoiadora do presidente Jair Bolsonaro (PL), não estará presente na posse do eleito Lula (PT), em Brasília, no dia 1º de janeiro. Entretanto, Elisa garante que comunicará ao novo Governo o interesse em dar andamento em pautas relevantes para a cidade.
A prefeita Elisa Araújo foi um dos importantes cabos eleitorais no Triângulo Mineiro do presidente Jair Bolsonaro na última corrida eleitoral, em que saiu derrotado. À época, ela chegou a gravar um vídeo em uma confraternização cantando o jingle do candidat “vota, vota e confirma, 22 é Bolsonaro”, além de usar as próprias redes sociais para divulgar o voto “em alguém com princípios e ações”.
Prefeita esteve com Jair Bolsonaro por diversas vezes para mostrar apoio, como na abertura da 87ª ExpoZebu, em Uberaba (Foto/Reprodução)
Meses após o resultado do pleito, seria hora de olhar para a frente. Uberaba tem, atualmente, tratativas diretas com o Governo Federal em algumas pautas, como a concessão da BR-262 e o projeto da escola cívico-militar. Assuntos de interesse local que não devem ter interferência político-partidária, promete Elisa Araújo. Contudo, quando questionada se compareceria à posse de Lula, foi categórica: “não”.
“Eu entendo que a gente tem que avançar, trabalhar, e estou aqui pelo povo de Uberaba. Não faz sentido levar questões político-partidárias em uma tratativa para o bem do povo. Em nome da população de Uberaba, eu avanço nas tratativas com o novo governo de forma técnica e com interesse em continuar os projetos que já começamos”, argumentou Elisa, durante entrevista à Rádio JM.
Outro tema em gestação e de interesse da prefeita é a viabilização do gasoduto na cidade. O projeto, sem movimentação desde 2015, é um dos focos da equipe de transição, que tem o ex-prefeito Anderson Adauto como integrante. Também em entrevista ao , AA informou que vai contribuir com uma "visão estratégica e política" para a área de Minas e Energia na transição e, neste tom, o gás é uma das prioridades da nova gestão. “E quando falamos em gás, é dele chegar em Uberaba e, também, alimentar a planta de amônia e ureia”, completou.
Elisa garante que também levará à equipe de Lula a importância da cidade para a região. “Uberaba é uma grande potência. Tenho a felicidade de receber a notícia de que a cidade foi para a 5ª posição de maior economia de Minas Gerais. Temos que mostrar a importância disso para o Estado e que o Governo Federal entenda que estamos na rota do desenvolvimento”, finaliza.
PIB. Uberaba subiu no ranking do PIB Municipal e ficou em quinto lugar entre as maiores economias de Minas Gerais. A cidade agora está atrás apenas de Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem e Betim. Os dados são referentes à movimentação do ano de 2020.
Na avaliação anterior, Uberaba estava em sexto lugar em Minas Gerais. Porém, o PIB municipal aumentou de R$15,5 bilhões para R$ 17,190 bilhões em 2020, superando a cidade de Juiz de Fora. Com o incremento, Uberaba também ganhou posições no ranking nacional do PIB. A cidade estava em 68º lugar entre as cidades do Brasil em 2019 e subiu para a 64ª posição em 2020.