POLÍTICA

Em sua passagem por Uberaba, candidato à Presidência defende revisão do pacto federativo

Gisele Barcelos
Publicado em 16/09/2022 às 22:00Atualizado em 18/12/2022 às 06:21
Compartilhar

Revisão do pacto federativo foi defendida por candidato à Presidência Felipe d’Ávila (Novo) durante visita a Uberaba ontem, mas juntamente com proposta que poderia resultar na extinção de pequenos municípios.

Durante entrevista à Rádio JM ontem, o presidenciável declarou ser justo um novo modelo para que as prefeituras fiquem com uma fatia maior dos recursos arrecadados, porque as demandas da população são nos municípios. No entanto, ele argumentou que também é necessário que haja um enxugamento do número de municípios no Brasil.

O candidato do Novo posicionou que hoje 80% dos municípios sobrevivem praticamente apenas dos repasses federais do FPM e não gera receitas próprias, o que não poderia continuar ocorrendo dentro do novo modelo. “Vamos ter que fazer um plano para cada município começar a pensar na sua vocação econômica local para aumentar a receita local e diminuir o recurso do FPM”, disse.

Para as cidades que não forem bem-sucedidas em aumentar a arrecadação própria, o presidenciável acrescentou que o caminho seria a incorporação por outro município maior. “Se não tiver vocação local, tem que juntar com outro município até ter tamanho e receita suficiente para ser independente”, finalizou.

D’Ávila cumpriu agenda em duas cidades do Triângulo Mineiro ontem. O presidenciável começou a agenda na região em Uberlândia, onde visitou a ONG Pontes de Amor, organização filantrópica sem fins lucrativos, filiada à Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção.

Após almoço com lideranças locais do partido, o presidenciável seguiu para Uberaba, onde se reuniu com lideranças empresariais na Aciu e teve um jantar político com apoiadores. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por