Prefeitura de Uberaba estuda a possibilidade de terceirizar a manutenção da iluminação pública para empresa italiana. A proposta surgiu de reunião entre o prefeito Anderson Adauto (PMDB) e diretores da Olivetti/Telecom, realizada em Milão, na Itália. Segundo AA, a alternativa é viável em decorrência de portaria publicada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que autoriza os municípios a contratar outras empresas – que não seja a concessionária – para a manutenção da iluminação pública.
De acordo com ele, o valor da concessão de serviço oferecida pela Olivetti/Telecom-Itália é o mesmo pago mensalmente pelo município à Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). “Mas com outros serviços agregados”, completa. Conforme esclarece, o serviço inclui o monitoramento constante da iluminação pública, mensurando gastos por cada poste – não permitindo que fiquem com as lâmpadas queimadas por grande período de tempo, como ocorre atualmente com a prestação do serviço ofertado pela Cemig. “Os postes poderão ser equipados por um chip que detecta o controle de luz, dinamizando a iluminação pública. O serviço também abrange a instalação de cabos para a transmissão de dados wi fi”, explica.
Ainda segundo ele, a concessão poderá facilitar a instalação e manutenção de câmeras de monitoramento nos postes de iluminação pública. AA adianta que levará a proposta da Olivetti/Telecom-Itália ao secretário executivo de Segurança Pública, Wellington Cardoso Ramos. O prefeito quer a análise da concessão, principalmente no que tange às exigências do projeto Olho Vivo, que aguarda homologação pelo Governo de Estado. “Ele poderá avaliar que é possível fazer esta simbiose entre a concessão e o trabalho a ser desenvolvido pelo Olho Vivo”, finaliza.